A construção da qualidade no cotidiano pedagógico das creches e da pré-escola: um estudo de caso do observatório da cultura infantil - OBECI
DOI:
https://doi.org/10.5007/1980-4512.2025.e104925Parole chiave:
Qualidade, Educação Infantil, Estudo de caso, Cotidiano Pedagógico, PedagogiaAbstract
Desde sua definição como primeira etapa da Educação Básica (Brasil, 1996), a Educação Infantil brasileira tem sido orientada por diversos documentos normativos sobre qualidade na oferta e permanência de bebês e crianças. Considerando as críticas de Dahlberg, Moss e Pence (2003) sobre o risco de transformar o discurso da qualidade em métricas descontextualizadas (tecnologias da distância), este artigo propõe uma reflexão sobre a construção da qualidade como dimensão formativa, participada e contextualizada, desenvolvendo o conceito de tecnologia da proximidade. Fundamentado em Oliveira-Formosinho (2009), Dahlberg, Moss e Pence (2003), Bondioli (2004) e Zabalza (1998), o estudo analisa a dimensão pedagógica por meio de um estudo de caso em uma turma de crianças de 3 anos de uma escola pública, utilizando os dados provenientes do processo documental e dos encontros de formação desenvolvidos pelo Observatório da Cultura Infantil, uma comunidade de investigação, inovação e apoio ao desenvolvimento profissional. A análise evidencia os parâmetros e indicadores de qualidade concretizados nas práticas pedagógicas desenvolvidas na parceria entre o trabalho desenvolvido pelo Observatório da Cultura Infantil e a escola pública, argumentando que a efetivação da qualidade se materializa no cotidiano pedagógico por meio da abordagem pedagógica adotada.
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