Por uma educação infantil pra valer: considerações sobre a regulação do quadro funcional da docência
DOI:
https://doi.org/10.5007/1980-4512.2025.e104946Palavras-chave:
Educação Infantil, Creche, Docência, Identidade Profissional, ProfessoraResumo
O artigo tem como tema central a Identidade e a Formação das profissionais que atuam diretamente com bebês e crianças pequenas nas instituições de Educação Infantil. Tem por objetivo problematizar a legitimação da presença de profissionais não reconhecidas como docentes compondo o quadro de profissionais responsável pela educação e cuidado dos bebês e crianças pequenas. Sob aporte teórico dos estudos sociais da infância, das relações de gênero e trabalho, procedeu-se a análise documental de Pareceres e Resoluções do Conselho Nacional da Educação, documentos orientadores publicados pela Coordenação Geral da Educação Infantil no contexto pré e pós integração da Educação Infantil ao sistema educacional. Em consonância ao estabelecido na legislação vigente, o reconhecimento da função docente das profissionais na Educação Infantil deixou de ser um paradigma para ser relativizado, expressando permanente contradição ao mesmo tempo em que reproduz a naturalização da lógica assistencialista, dissociada da carreira do magistério, e avança como política de expansão da Educação Infantil a baixo custo, resultando em retrocessos normativos com importantes impactos na qualidade. Assim, o artigo busca contribuir para pensar os desafios atuais de forma a respeitar os direitos inalienáveis das crianças desde bebês e das profissionais que atuam diretamente com elas.
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