Entre a letra da lei e os desafios da prática: tensões e contradições da Educação Infantil carioca

Autores

  • Adrianne Ogêda Guedes Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
  • Michelle Dantas Ferreira Secretaria Municipal de Educação (SME/RJ) Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
  • Edilene Oliveira da Silva Secretaria Municipal de Educação (SME/RJ) Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2018v20n38p397

Resumo

A formação de professores se insere dentro do tema mais amplo das políticas deinfância no Brasil e evidencia relações tensas entre as diretivas legais para o campo daEducação Infantil e a realidade de sua assunção no cotidiano das instituições educativasvoltadas para esse segmento. Esse artigo tem como objetivo evidenciar alguns aspectosreferentes às políticas de formação docente, expressos nos documentos que a normatizam,como por exemplo, os tempos necessários para planejamento dos professores em exercício eas possibilidades e impossibilidades de sua realização. Partindo da contextualização da históriadas políticas voltadas para a Educação Infantil, com ênfase na formação do professor,buscamos articular os desafios e tensões presentes na concretização das conquistas legaisnas práticas cotidianas das creches e pré-escolas, tomando por meio da investigação dealguns elementos da realidade do Município do Rio de Janeiro.

Biografia do Autor

Adrianne Ogêda Guedes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Psicóloga e Pedagoga, graduada em 1990 pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (Psicologia) e pela Universidade Cândido Mendes em 2009 (Pedagogia). Especializou-se em Alfabetização na UFRJ (1992), em Educação Infantil na PUC (1997) e em Docência do Ensino Superior na UNIRIO (1999). Fez seu mestrado (2002) e doutorado (2008) em Educação pela Universidade Federal Fluminense, pesquisando as interfaces entre as trajetórias docentes, as políticas de formação de professores e os dilemas da prática. Trabalhou nos últimos 20 anos como professora e coordenadora em Instituições de Educação Infantil, Ensino Fundamental, cursos de graduação de Pedagogia e Especialização em Educação Infantil e Literatura Infanto-Juvenil, bem como em cursos de extensão e programas de formação docente. Atuou também em programas de Educação à Distância, como o CEDERJ e o PROINFANTIL. Trabalhou no Centro de Estudos do Pessoal como Professora Adjunta. Atualmente é Professora Adjunta na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. É pesquisadora dos grupos FIAR (FIAR - Círculo de estudo e pesquisa formação de professores, infância e arte) coordenado pela professora Luciana Ostetto, GiTaKa, Grupo de Pesquisa Infâncias, Tradições Ancestrais e Cultura Ambiental coordenado pela professora Léa Tiriba e coordenadora do FRESTAS - Formação e ressignificação do educador, saberes, troca, arte e sentidos.

Michelle Dantas Ferreira, Secretaria Municipal de Educação (SME/RJ) Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Diretora Adjunta de uma ecola pública da Prefeitura do Rio de Janeiro; Professora de Educação Infantil da Rede Municipal do Rio de Janeiro; Pedagoga e membro do grupo de pesquisa FRESTAS ligado a UNIRIO.

Edilene Oliveira da Silva, Secretaria Municipal de Educação (SME/RJ) Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Professora de Educação Infantil da rede Municipal do Rio de Janeiro e membro do grupo FRESTAS de pesquisa, vinculado a UNIRIO.

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Publicado

2018-10-23