Relatos de experiência, documentação pedagógica e aprendizagem profissional: observar as crianças e, com elas, promover práticas pedagógicas significativas
DOI:
https://doi.org/10.5007/1980-4512.2023.e94358Parole chiave:
Experiência, Reflexividade, Documentação pedagógica, Formação inicialAbstract
Este texto tem o propósito de apresentar uma análise com base em narrativas de experiência de estágio, nas quais se evidencia como a documentação pedagógica é basilar para o apoio às decisões pedagógicas imediatas e, daí, para a formação inicial de jovens educadoras, na perspetiva de registrar e documentar movimentos de (re)existência na Educação de Infância, sendo que isso só ganha sentido se orientada por finalidades educativas e formativas claras. A partir de uma fundamentação teórica que explicita a relevância das narrativas de práticas, com uma especial valorização da experiência, do sentido crítico e da reflexividade, são patenteados dois relatos em que se encontram evidenciadas as interações entre o estagiário e as crianças como sujeitos, que constroem as suas aprendizagens colaborativamente e, ao mesmo tempo, cada um da sua forma, numa perspetiva integrada.
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