Experiência estética na educação infantil e processos imaginativos de crianças contadoras de histórias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2022.e84277

Palavras-chave:

Educação Infantil , Experiência Estética, Literatura para crianças, Processos Imaginativos, Narrativas

Resumo

O artigo analisa processos imaginativos de crianças pequenas presentes em performances narrativas de criação/recriação de histórias. A pesquisa se orientou pela Epistemologia Qualitativa de González Rey, que tem como princípios a metodologia construtivo-interpretativa, o diálogo e a singularidade como valor da construção de conhecimento científico. Como material empírico foram utilizadas performances narrativas, que envolveram contos e recontos, diálogos e expressões cênicas de duas crianças pequenas de uma instituição pública de Educação Infantil, localizada em região periférica do Distrito Federal. A partir da experiência estética com o livro Brinquedos, do autor André Neves, as crianças colaboradoras da pesquisa criaram suas próprias performances, nas quais há um amálgama complexo de dimensões do desenvolvimento humano composto essencialmente por emoção, memória e imaginação, em narrativas que recriam a história como prática performativa de produção de culturas na infância.

Biografia do Autor

Débora Cristina Sales da Cruz Vieira, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal/Universidade de Brasília

Doutoranda em Artes Cênicas pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade de Brasília. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília (2015). Especialista em Educação Infantil pela Universidade de Brasília (2012). Graduada em Letras - Português/Espanhol pelo Centro Universitário de Brasília (1998). Professora da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal desde 1997, atuando na docência, coordenação pedagógica e gestão. Tem experiência como pesquisadora na área de Educação Infantil, com ênfase em narrativas infantis, processos imaginativos e literatura para crianças. Atuou como membro do Comitê Distrital pela Primeira Infância entre 2013 e 2018. Membro do Fórum de Educação Infantil do Distrito Federal desde 2012. Membro do Círculo Vigotskiano - Grupo de Estudos em Teoria Histórico-Cultural. Membro do Grupo de Pesquisa CNPq Imagens e(m) Cena.

Cristina Massot Madeira-Coelho, Universidade de Brasília - UnB

Professora-adjunto da Faculdade de Educação na Universidade de Brasília, com atuação na graduação e orientação de trabalhos de pós-graduação do Programa de Pós-Graduação em Educação, PPGE. Com formação interdisciplinar, doutorado em Psicologia (2004), mestrado em Lingüística (1988) ambos pela UnB e graduação em fonoaudiologia (1981), meu interesse está na relação Sujeito-Linguagem que ultrapassa o âmbito das disciplinas de minha formação. Pesquiso, atuo e publico, principalmente, com os seguintes temas: processo de ensino-aprendizagem, sujeito e subjetividade, formação de educadores, educação infantil desenvolvimento de linguagem, distúrbios de comunicação, educação inclusiva e desenvolvimento atípico. Como experiência administrativa ressalto os períodos de 2009 -2012 e 2017-2018, em que atuei como Coordenadora Pedagógica, na equipe do Decanato de Ensino de Graduação da Universidade de Brasília. e de 2013-2015 em que assumi a Coordenação do Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil. Atualmente coordeno o Grupo de Pesquisa Educação Infantil e Subjetividade, GPEIS.

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Publicado

2022-10-27

Edição

Seção

Dossiê: A arte da pergunta: as crianças como propositoras de sentidos estéticos