Entre tintas e palavras: reconhecimento da cultura Guarani desde uma perspectiva do bem viver

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2023.e90778

Palavras-chave:

Cultura Guarani, Bem Viver, Educação artística, Literatura infantil, Crianças

Resumo

O presente artigo tem como objetivo contribuir para o reconhecimento da cosmopercepção da cultura Guarani e da língua Tupi, à luz dos princípios da prática filosófica do bem viver. Em virtude disso, propõe-se a análise da obra artística visual do pintor Xadalu Tupã Jekupe (2022) e da obra literária infantil Poeminhas da Terra, da escritora Márcia Leite e da ilustradora Tatiana Móes (2016). Em consequência, discorre-se sobre o campo teórico do bem viver, da educação artística e da literatura infantil como direitos fundamentais do ser humano. Na análise observou-se que pensar a prática filosófica do bem viver no contexto educativo contribui significativamente para a consolidação de uma educação plural e inclusiva e que a dita filosofia se reflete e espalha harmoniosamente tanto na composição artística do pintor, quanto na obra literária. Portanto, aproximar as crianças às duas obras propondo uma leitura enriquecida das mesmas, pode ampliar significativamente seu repertório cultural, visual e linguístico, fazendo-as parte de uma educação inclusiva erigida nos marcos do bem viver. Por fim, desenvolve-se uma proposta pedagógica para crianças entre os 4 e 5 anos de idade, levando em consideração as obras artística e literária.

Biografia do Autor

María Paula Obando Rodríguez, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Mestranda em Educação na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mésquita Filho, Licenciada em Pedagogia Infantil da Universidade Distrital Francisco José de Caldas, experiência na área de Educação, Educação Especial, promoção e mediação à leitura nas bibliotecas públicas e em lugares não convencionais.

Renata Junqueira de Souza, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1987), mestrado em Linguística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1990), doutorado em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000) e é livre-docente pela mesma Instituição (2012) no conjunto das disciplinas Conteúdos, Metodologia e Prática de Ensino de Língua Portuguesa I e II e Leitura, Literatura e Interpretação de Textos no Processo de Formação de Professores. Foi professora visitante na Universidade do Minho, desenvolveu pesquisas de pós doutorado na British Columbia University, Ohio State University e Universidade de Évora. Professora aposentada sênior da UNESP/Presidente Prudente, onde fundou e coordenou o CELLIJ - Centro de Estudos em Leitura e Literatura Infantil e Juvenil "Maria Betty Coelho Silva" (1992 - 2022), atua no PPGE - Educação da mesma instituição e é professora colaboradora no PPGL - Letras da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiencia em Educação, atuando na área de Ensino-aprendizagem com ênfase em: leitura, literatura infantil, estratégias de leitura, poesia e ensino, formação de professores, leitura literária.)

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Publicado

2023-05-03

Edição

Seção

Dossiê - Infâncias, racismos e educação infantil