Educação infantil e fracasso escolar: da compensação de carências à eficácia da educação pré-escolar
DOI:
https://doi.org/10.5007/1980-4512.2024.e99607Palavras-chave:
Educação Infantil, Fracasso escolar, Educação compensatória, Fatores de rendimento escolarResumo
O objetivo aqui é apreender, no movimento histórico, a relação entre a educação infantil e fracasso escolar especialmente na Teoria da Carência Cultural e na educação compensatória, alcançando também os ecos desse movimento no discurso contemporâneo de eficácia do atendimento pré-escolar. Trata-se de estudo de cunho histórico-exploratório. Verificou-se que a Teoria da Privação Cultural destaca a carência cultural das crianças pobres como a principal fonte do fracasso escolar. As propostas de educação compensatória depositam no atendimento pré-escolar expectativa inexequível, ao desconsiderar a natureza socioeconômica do fracasso escolar. A defesa da eficácia da educação infantil no discurso contemporâneo apresenta continuidades e descontinuidades desse movimento.
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