Virtual experiences in business administration learning

Authors

  • Jesse Alves Amâncio UFMG - Belo Horizonte - MG
  • Carlos Alberto Gonçalves UFMG - Belo Horizonte - MG
  • Marlusa Gosling UFMG - Belo Horizonte - MG
  • Cid Gonçalves Filho PUC - PR

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Abstract

In Business Administration, the question about contents’ specialization has arisen, which would difficult the construction of student’s global view and promote detachment between those contents and their application, compromising his professional performance. Considering Theory of Experiential Learning KOLB, 1984) which relates concrete experience and abstract conceptualization, the overcoming of those problems is searched by using a free simulation software that provides a virtual environment for those experiences – in this case, for business plan formulation including all organizational aspects. This paper reports one of those experiences and highlights as important innovations: the appreciation of contents’ integration; the student’s active and critical participation; and the teacher’s essential role as a facilitator of all the process. The incorporation of a new didactical/technological resource to enhance Business Administration Teaching and Learning Process stands out as a contribution of this work.

Author Biographies

Jesse Alves Amâncio, UFMG - Belo Horizonte - MG

ossui graduação em Ciência da Computação - UFMG - DCC (1988) e mestrado em Administração - UFMG - CEPEAD (2004). Atualmente é doutorando em Administração UFMG - CEPEAD. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software e Banco de Dados e na área da Administração em Informações para o processo decisório. Atualmente desenvolve pesquisas envolvendo temas como: conhecimento e cognição.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Carlos Alberto Gonçalves, UFMG - Belo Horizonte - MG

Carlos Alberto Gonçalves concluiu o doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo em 1986. Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal de Minas Gerais. Publicou 30 artigos em periódicos especializados e 111 trabalhos em anais de eventos. Possui 19 capítulos de livros e 6 livros publicados. Participou do desenvolvimento de 35 trabalhos técnicos. Participou de 14 eventos no exterior e 35 no Brasil. Orientou 27 dissertações de mestrado e 16 teses de doutorado, além de ter orientado 17 trabalhos de iniciação científica nas áreas de Administração e Ciência da Computação. Recebeu 7 prêmios e/ou homenagens. Atua na área de Administração, com ênfase em Mercadologia.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Marlusa Gosling, UFMG - Belo Horizonte - MG

possui graduação em BACHARELADO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO pela UFMG (1992), mestrado em Administração pela UFMG (2001) e doutorado em Administração pela UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (2004). Atualmente é professora adjunta da UFMG. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Marketing e Estrategia, atuando principalmente nos seguintes temas: estratégias de marketing, responsabildiade ambiental das Organizações, marketing de servicos, comportamento do consumidor, estrategias de relacionamento, análise fatorial e confiabilidade, modelagens por equações estruturais.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Cid Gonçalves Filho, PUC - PR

possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais (1983) , mestrado em Ciências da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996) , doutorado em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001) e pos-doutorado pela MASSACHUSETTS INSTITUTE OF TECHNOLOGY (2005) . Atualmente é professor titular do Fundação Mineira de Educação e Cultura. Tem experiência na área de Administração , com ênfase em Administração de Empresas. Atuando principalmente nos seguintes temas: Novos Produtos, gestão do conhecimento, marketing, Inovação.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Published

2007-09-12

How to Cite

Amâncio, J. A., Gonçalves, C. A., Gosling, M., & Filho, C. G. (2007). Virtual experiences in business administration learning. Journal of Administration Science, 9(19), 127–146. https://doi.org/10.5007/%x

Issue

Section

Articles

Most read articles by the same author(s)

1 2 > >>