Papéis sociais no ensino superior: aluno-cliente, professor-gerente-educador, instituição de ensino-mercantil
DOI:
https://doi.org/10.5007/%25xResumo
O objetivo deste artigo é fornecer subsídios para repensar o desafio da educação superior, especialmente o da pós-graduação na área da Administração, a partir da avaliação dos papéis dos atores sociais envolvidos no processo de ensino-aprendizagem e de suas expectativas em relação aos demais: o aluno-cliente, o professor-gerente-educador e a instituição de ensino-mercantil. Durante um ano realizou-se uma pesquisa qualitativa com alunos e professores de uma pós-graduação lato sensu em uma Instituição de Ensino Superior privada. Os dados foram tratados através de análise de conteúdo. Constatou-se que, por parte dos corpos docente e discente, há distorções e falta de clareza quanto aos papéis desempenhados por cada elemento, gerando conflitos de interesses e que os papéis socialmente estabelecidos estão profundamente influenciados pela relação comercial do negócio educação, por vezes chocando-se com objetivos pedagógicos da educação.Downloads
Publicado
2006-07-12
Como Citar
Lima, C. H. P., Pereira, G. B., & Vieira, A. (2006). Papéis sociais no ensino superior: aluno-cliente, professor-gerente-educador, instituição de ensino-mercantil. Revista De Ciências Da Administração, 8(16), 216–241. https://doi.org/10.5007/%x
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