Papéis sociais no ensino superior: aluno-cliente, professor-gerente-educador, instituição de ensino-mercantil

Cassia Helena Pereira Lima, Gilberto Braga Pereira, Adriane Vieira

Resumo


O objetivo deste artigo é fornecer subsídios para repensar o desafio da educação superior, especialmente o da pós-graduação na área da Administração, a partir da avaliação dos papéis dos atores sociais envolvidos no processo de ensino-aprendizagem e de suas expectativas em relação aos demais: o aluno-cliente, o professor-gerente-educador e a instituição de ensino-mercantil. Durante um ano realizou-se uma pesquisa qualitativa com alunos e professores de uma pós-graduação lato sensu em uma Instituição de Ensino Superior privada. Os dados foram tratados através de análise de conteúdo. Constatou-se que, por parte dos corpos docente e discente, há distorções e falta de clareza quanto aos papéis desempenhados por cada elemento, gerando conflitos de interesses e que os papéis socialmente estabelecidos estão profundamente influenciados pela relação comercial do negócio educação, por vezes chocando-se com objetivos pedagógicos da educação.

Palavras-chave


Ensino superior; Papéis sociais; Empregabilidade; Mercado de trabalho; Higher education; Social papers; Employability; Work market

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DOI: https://doi.org/10.5007/%25x

Revista de Ciências da Administração, Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Administração, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

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ISSNe 2175-8077    ISSN 1516-3865

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