Planejamento estratégico pessoal

Rolando Juan Soliz Estrada, Luis Moretto Neto, Eziane Samara Augustin

Resumo


Conciliar as habilidades pessoais com as exigências de um mercado globalizado e competitivo tornou-se um pré-requisito para os profissionais que aspiram sucesso em suas carreiras. A busca por realização pessoal tem incentivado as pessoas a procurarem ferramentas que desenvolvam seus talentos e equilibrem seus esforços, a fim de conquistarem uma vida melhor, mais feliz e saudável. Como alternativa, o planejamento, que até então se detinha a uma ferramenta organizacional, hoje vem sendo igualmente utilizado pelos indivíduos que desejam o sucesso pessoal. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo desenvolver um modelo de Planejamento Estratégico Pessoal que contemple as diversas áreas de atuação e desempenho humano. O modelo proposto neste trabalho está dividido em: Planejamento Individual, Planejamento Profissional, Planejamento Familiar, Planejamento de Negócios Pessoais e Planejamento da Participação Política, Social e Religioso/Espiritual e seus respectivos campos. Foi utilizada a pesquisa exploratória, de natureza qualitativa, por meio da utilização de fontes primárias e secundárias de dados, a fim de analisar e validar o modelo. A partir dos resultados obtidos pelo modelo, é possível considerar sua importância para futuras pesquisas, uma vez que as áreas estudadas poderão ser aprofundadas em trabalhos posteriores.

Palavras-chave


Planejamento Estratégico Pessoal. Planejamento Pessoal. Planejamento de Carreira.

Texto completo:

PDF/A


DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8077.2011v13n30p118

Revista de Ciências da Administração, Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Administração, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Para entrar em contato com a equipe editorial da Revista RCA, encaminhe um e-mail para rca.cse@contato.ufsc.br

ISSNe 2175-8077    ISSN 1516-3865

Licença Creative Commons
This obra is licensed under a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.