Responsabilidade socioambiental corporativa e indicador de maturidade mediando desempenho estratégico para as organizações

Autores

  • Giovanni de Araujo Gomes Universidade FUMEC
  • Carlos Alberto Gonçalves Universidade Federal de Minas Gerais & Universidade FUMEC
  • Daniel Jardim Pardini Universidade FUMEC
  • Reynaldo Maia Muniz Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8077.2010v12n26p244

Resumo

O ambiente de negócios tem apresentado constantes desafios aos dirigentes de empresas. Nesse contexto, a permanente vigilância, reflexo da competitividade e busca de produtividade, faz com as atenções estejam voltadas aos fatores antecedentes e, consequentemente, para a dimensão Responsabilidade Socioambiental Corporativa (RSAC). O trabalho analisa e estima a intensidade das relações entre os fatores valor da marca, reputação da empresa, satisfação dos interessados (stakeholders) e riscos de externalidades, como satélites explicativos da RSAC. E, além dos testes de aderência no modelo relacional, propõe e testa uma equação para dimensionar o grau de Maturidade em Responsabilidade Socioambiental Corporativa Setorial (RSAC), procurando analisar e identificar, em que estágio a RSAC afeta os construtos finais enquanto retorno estratégico para as organizações. Esta pesquisa foi realizada no setor da construção civil de Minas Gerais, representado por seus gestores, e os dados coletados por meio de um survey usando um questionário com questões estruturadas com variação likert. Os dados foram avaliados mediante análise de equações estruturais usando o LVPLS. Para a mensuração das ações em Responsabilidade Socioambiental, utilizaram-se os modelos conhecidos nas organizações e academia, tais como o Índice de Sustentabilidade Empresarial, os Dow Jones Indexes, o indicador do Instituto Ethos e a representação teórica de Hopkins (1997).

Biografia do Autor

Giovanni de Araujo Gomes, Universidade FUMEC

Mestrado em Administração na Universidade FUMEC - 2009. Consultor de projetos de certificação e RIMA referente a meio ambiente e social. Temas de interesse: Estrategia organizacional, Governança corporativa.

Carlos Alberto Gonçalves, Universidade Federal de Minas Gerais & Universidade FUMEC

Doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo em 1986 e Mestre em Ciencias em Informática - PUC - RJ 1975. Atualmente é Professor Associado da UFMG e FUMEC. Publicou vários artigos em periódicos especializados no Brasil e exterior e livros na área de estratégia de negócios. Orient(a)ou dissertações de mestrado e teses de doutorado. Temas de interesse de pesquisa: Estratégia corporativa, Comportamento de lideranças para desempenho plural, teorias da estrategia, redes de estrategia.

Daniel Jardim Pardini, Universidade FUMEC

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais e The Birmingham University (bolsista da CAPES, programa sanduíche na Birmingham Business School em 2004). Mestre em Administração Pública pela Fundação João Pinheiro (1998). Graduado em Administração pela UNA - União de Negócios e Administração (1988). Atualmente é coordenador do Programa de Doutorado e Mestrado em Administração da Universidade FUMEC. Interesses de pesquisa: cultura, clima e identidade organizacional, estratégias coooperativas e competitivas, governança corporativa e desempenho, empreendedorismo.

Reynaldo Maia Muniz, Universidade Federal de Minas Gerais

Conclui o doutorado em Ciência Política e Administração Pública - Universidad Complutense de Madrid (1998). Atualmente é - RAE. Revista de Administração de Empresas (0034-7590), vice-diretor da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais e professor associado II da Universidade Federal de Minas Gerais. Professor visitante da Universidad Complutense de Madrid (2001). Vários trabalhos publicados no Brasil e Internacional. Orienta(ou) vários alunos de mestrado e doutorado. Temas de interesse de pesquisa: estratégia e estrutura organizacional, teoria das organizações, governança corporativa, poder nas organizações, políticas públicas.

Downloads

Publicado

12-07-2010

Como Citar

Gomes, G. de A., Gonçalves, C. A., Pardini, D. J., & Muniz, R. M. (2010). Responsabilidade socioambiental corporativa e indicador de maturidade mediando desempenho estratégico para as organizações. Revista De Ciências Da Administração, 12(26), 244–269. https://doi.org/10.5007/2175-8077.2010v12n26p244

Edição

Seção

Artigos