Conhecendo o Campo da Economia dos Custos de Transação: uma análise epistemológica a partir dos trabalhos de Oliver Williamson

Autores

  • Cleunice Zanella Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó
  • Daniel Gonçalves Lopes Fundação Getúlio Vargas - FGV
  • André Luis da Silva Leite Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Nei Antonio Nunes Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8077.2015v17n42p64

Resumo

A Economia dos Custos de Transação (ECT) tem mostrado, nas últimas décadas, exercer forte influência em diversos campos do pensamento administrativo, por exemplo, estratégia. Este artigo tem como objetivo fazer uma análise epistemológica da ECT, com base nos trabalhos de Oliver Williamson, ganhador do Prêmio Nobel de Economia em 2009. Embora a ECT represente uma ruptura com o pensamento mainstream, também adota pressupostos otimizadores, o que significa forte influência do pensamento positivista sobre essa teoria. Ao final, são mostradas as principais correntes influenciadoras de Williamson e os principais pressupostos teóricos da ECT. Por fim, mostra-se que a ECT tem se revelado uma forte corrente teórica para explicar comportamento organizacional.

 

Biografia do Autor

Cleunice Zanella, Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó

Doutoranda em Administração - UFSC

Daniel Gonçalves Lopes, Fundação Getúlio Vargas - FGV

Mestre em Administração pela UFSC

Doutorando em Administração pela FGV

André Luis da Silva Leite, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Professor do Departamento de Ciências da Administração

Nei Antonio Nunes, Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL

Doutor em Sociologia Política pela UFSC

Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da UNISUL.

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Publicado

2015-08-14

Como Citar

Zanella, C., Lopes, D. G., Leite, A. L. da S., & Nunes, N. A. (2015). Conhecendo o Campo da Economia dos Custos de Transação: uma análise epistemológica a partir dos trabalhos de Oliver Williamson. Revista De Ciências Da Administração, 1(2), 64–77. https://doi.org/10.5007/2175-8077.2015v17n42p64

Edição

Seção

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