Educação Superior na América Latina: A convergência necessária

Autores

  • Rodolfo Joaquim Pinto da Luz UFSC - Florianópolis - SC
  • Pedro Antônio de Melo UFSC - Florianópolis - SC
  • Gilberto Vieira Ângelo UFSC - Florianópolis - SC

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Palavras-chave:

Educação Superior, Avaliação Institucional, Credenciamento, Mobilidade Acadêmica

Resumo

Este trabalho investiga a realidade da Educação Superior e seus reflexos nas políticas econômicas e sociais dos países latino-americanos. Reafirma a posição da Universidade como uma das mais importantes instituições sociais, graças à sua pluralidade de idéias, criatividade, dinamicidade e potencial gerador de pesquisas científicas e tecnológicas transformadoras da sociedade. Identifica os principais sistemas de avaliação e credenciamento da região e aponta para a necessidade da convergência dos sistemas educacionais latino-americanos, visando ao seu fortalecimento e aumentando a competitividade da economia regional, a exemplo do que está ocorrendo na Europa com a adoção do Acordo de Bolonha, que criou o espaço comum de educação superior europeu. Para tanto, reconhece a necessidade de fortalecer intercâmbios científicos e culturais, rever os sistemas de avaliação e credenciamento e discutir currículos que permitam as mobilidades estudantis e profissionais entre os países latino-americanos.

Biografia do Autor

Rodolfo Joaquim Pinto da Luz, UFSC - Florianópolis - SC

Possui especialização em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (1973) . Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Público.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Pedro Antônio de Melo, UFSC - Florianópolis - SC

Possui graduação em Letras - Português e Literatura Brasileira (1989), Especialização em Recursos Humanos (1992); mestrado em Administração (1998) e doutorado em Engenharia de Produção e Sistemas, pela UFSC (2002). É professor do Curso de Pós-Graduação em Administração - CPGA; Coordenador da área de Gestão Universitária; Vice-Diretor do Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária - INPEAU; técnico em educação superior da UFSC, professor titular e coordenador de estágios do Instituto de Educação Superior da Grande Florianópolis - IES.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Gilberto Vieira Ângelo, UFSC - Florianópolis - SC

Professor do Colégio de Aplicação da UFSC; Ex-Pró-Reitor de Assuntos Estudantis da UFSC; Ex-chefe de Gabinete do Reitor da UFSC; Conselheiro do Conselho Municipal de Educação de Florianópolis.

Downloads

Publicado

2005-01-01

Edição

Seção

Artigos