A prospecção de cenários nas universidades: variáveis portadoras de futuro e a trajetória da Universidade Federal de Santa Catarina para 2022

Autores

  • Mariana Oliveira Moritz UFSC
  • Luiz Henrique Debei Herling
  • Pedro Antônio de Melo
  • Alexandre Marino Costa

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8077.2011v13n31p111

Resumo

Este artigo tem como objetivo estudar as principais tendências, envolvendo variáveis portadoras de futuro, que influenciarão a sociedade, as organizações e, em especial, as universidades. Para tal, são apresentadas, por meiode pesquisa bibliográfica e documental,uma retrospectiva histórica, as mudanças em curso e suas repercussões no ambiente das universidades e, em especial, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC),em sua trajetória para 2022, ano em que o Brasil comemorará 200 anos de sua Independência de Portugal. Após a análise, sugere-se uma reflexãosobre como planejaras estratégiasemconsequência das variáveisselecionadas, as quais poderão facilitar a tomada de decisão dos gestores das universidades e da UFSC,para o enfrentamento desses novos desafios, rumo ao futuro.

Biografia do Autor

Mariana Oliveira Moritz, UFSC

Mariana Oliveira Moritz é bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Relações Públicas pela (FASSESC), tem Pós-Graduação em Especialização em Gestão de Pessoas nas Organizações é Mestranda em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (CPGA/UFSC) onde atua como pesquisadora na área de Gestão Universitária e Prospecção de Cenários.Trabalhou como assessora de imprensa, imagem  e gerente na área de gestão de pessoas em organizações catarinenses.

Downloads

Publicado

2011-12-14

Como Citar

Moritz, M. O., Herling, L. H. D., Melo, P. A. de, & Costa, A. M. (2011). A prospecção de cenários nas universidades: variáveis portadoras de futuro e a trajetória da Universidade Federal de Santa Catarina para 2022. Revista De Ciências Da Administração, 13(31), 111–135. https://doi.org/10.5007/2175-8077.2011v13n31p111

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>