Cidades universitárias sustentáveis: modelos de gestão focados na inovação socioambiental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8077.2023.e97639

Palavras-chave:

Cidades sustentáveis, inovação, gestão

Resumo

Contexto: As universidades são consideradas como ambientes de inovação e de disseminação do conhecimento, laboratórios vivos onde as mentes pensantes são criadas. Objetivo: Devido a sua importância no desenvolvimento urbano o presente artigo busca analisar como a experiência de cidades universitárias sustentáveis pode contribuir para o processo de inovação socioambiental em toda a cidade. Método: a metodologia utilizada foi um estudo de caso com a Universidade de Hamburgo (HAW – Alemanha) que a partir da criação de um laboratório vivo, voltado para o desenvolvimento de ações estratégicas de inovação a tripla hélice do desenvolvimento sustentável, cria soluções que envolvam a comunidade, a universidade, os tomadores de decisão e o setor empresarial para a implantação de uma cidade sustentável e inteligente. Resultados: Os resultados obtidos apresentam que a parceria entre diferentes stakeholders e a Universidade atuando como fomentador de inovações faz com que projetos voltados para o bem-estar da população sejam criados, além de criar o senso de pertencimento na população, levando os centros urbanos a se tornarem mais sustentáveis e inteligentes. 

Biografia do Autor

Samara da Silva Neiva, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda no Programa de Pós Graduação em Administração na Universidade Federal de Santa Catarina

Alexandre Marino Costa, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor Dr. no Programa de Pós Graduação em Adminitração na Universidade Federal de Santa Catarina

Walter Leal Filho, Universidade de Ciências Aplicadas de Hamburgo

Professor Dr. Na Universidade de Ciências Aplicadas de Hamburgo

Referências

APANOVICH, Nataliya et al. Education for sustainable development: Societal benefits of a community garden project in Tucson, Arizona. Societal Impacts, v. 1, n. 1-2, p. 100011, 2023. doi: https://doi.org/10.1016/j.socimp.2023.100011.

AZUNRE, Gideon Abagna et al. Urban informalities in sub-Saharan Africa (SSA): A solution for or barrier against sustainable city development. World Development, v. 152, p. 105782, 2022. doi: https://doi.org/10.1016/j.worlddev.2021.105782.

BAUTISTA-PUIG, Núria; CASADO, Elías Sanz. Sustainability practices in Spanish higher education institutions: An overview of status and implementation. Journal of Cleaner Production, p. 126320, 2021. doi: https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2021.126320.

BIBRI, Simon Elias. Data-Driven Smart Sustainable Cities of the Future: An Evidence Synthesis Approach to a Comprehensive State-of-the-Art Literature Review. Sustainable Futures, p. 100047, 2021. doi: https://doi.org/10.1016/j.sftr.2021.100047.

BOGEDAIN, Anna; HAMM, Rüdiger. Strengthening local economy–an example of higher education institutions’ engagement in “co-creation for sustainability”. REGION, v. 7, n. 2, p. 9-27, 2020. doi: https://doi.org/10.18335/region.v7i2.271.

CACHERO, Cristina et al. Perception of the Sustainable Development Goals among university students: A multidisciplinary perspective. Journal of Cleaner Production, p. 139682, 2023. doi: https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2023.139682.

DA SILVA NEIVA, Samara et al. Strategies for the Promotion of Sustainable Urban Development: A Multicriteria Analysis. In: Universities and Sustainable Communities: Meeting the Goals of the Agenda 2030. Springer, Cham, 2020. p. 171- 185. doi: https://doi.org/10.1007/978-3-030-30306-8_10.

DAWODU, Ayotunde et al. Developing an integrated participatory methodology framework for campus sustainability assessment tools (CSAT): A case study of a sino-foreign university in China. Progress in Planning, p. 100827, 2023. doi: https://doi.org/10.1016/j.progress.2023.100827.

DE AMORIM, Wellyngton Silva et al. Higher Education Institutions as Drivers of Sustainable Communities: A Case Study of the University of Southern Santa Catarina Empowering the Community. In: Universities and Sustainable Communities: Meeting the Goals of the Agenda 2030. Springer, Cham, 2020. p. 805-823. doi: https://doi.org/10.1007/978-3-030-30306-8_50.

DELFINO, Federico; LAIOLO, Paola. Living Labs and Partnerships for Progress: How Universities can Drive the Process towards the Sustainable City. City, v. 18, n. 1, p. 555984, 2019. doi: https//doi.org/10.19080/IJESNR.2019.18.555984.

ESSSR – EUROPEAN SCHOOL OF SUSTAINABILITY SCIENCE AND RESEARCH. Home. (2022). Disponível em: https://esssr.eu/. Acesso em 01 fev. 2022.

GENTA, Chiara et al. Envisioning green solutions for reducing the ecological footprint of a university campus. International Journal of Sustainability in Higher Education, 2019. doi: https://doi.org/10.1108/IJSHE-01-2019-0039.

GODOY, Arilda Schmidt. Refletindo sobre critérios de qualidade da pesquisa qualitativa. Gestão. org, v. 3, n. 2, p. 80-89, 2005. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/gestaoorg/article/view/21573. Acesso em: 10 nov. 2023.

GOVERNO DE SANTA CATARINA. Projeto Melhora a Geração de Energia em Escola de Rancho Queimado. (2022). Disponível em: http://antigo.sed.sc.gov.br/secretaria/noticias/5225-projeto-melhora-geracao-de-energiaem-escola-de-rancho-queimado. Acesso em: 01 jan. 2022.

HAW HAMBURG. Sobre Nós. Disponível em: https://www.hawhamburg.de/hochschule/ueber-uns/. Acesso em: 31 jan.2022.

KUSAKCI, Sumeyye et al. Towards sustainable cities: A sustainability assessment study for metropolitan cities in Turkey via a hybridized IT2F-AHP and COPRAS approach. Sustainable Cities and Society, p. 103655, 2021. doi: https://doi.org/10.1016/j.scs.2021.103655.

LEAL FILHO, Walter et al. Mapping sustainability initiatives in higher education institutions in Latin America. Journal of Cleaner Production, v. 315, p. 128093, 2021. doi: https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2021.128093.

LEAL FILHO, Walter et al. Sustainability and procurement practices in higher education institutions: Barriers and drivers. Journal of Cleaner Production, v. 231, p. 1267-1280, 2019. doi: https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2019.05.202.

LEMOS, D. C. A interação universidade-empresa para o desenvolvimento inovativo sob a perspectiva institucionalista-evolucionária: uma análise a partir do sistema de ensino superior em Santa Catarina. 2013. 416 f. Tese (Doutorado em Administração). Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis. 2013. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/122848. Acesso em: 15 nov. 2023.

LIEDTKE, Christa et al. LIVING LAB: user?driven innovation for sustainability. International journal of sustainability in higher education, 2012. doi: https://doi.org/10.1108/14676371211211809.

LIGORIO, Lorenzo; VENTURELLI, Andrea; CAPUTO, Fabio. Tracing the boundaries between sustainable cities and cities for sustainable development. An LDA analysis of management studies. Technological Forecasting and Social Change, v. 176, p. 121447, 2022. doi: https://doi.org/10.1016/j.techfore.2021.121447.

LONGORIA, Leticia Castillo et al. Promoting sustainable consumption in Higher Education Institutions through integrative co-creative processes involving relevant stakeholders. Sustainable Production and Consumption, 2021. doi: https://doi.org/10.1016/j.spc.2021.06.009.

LUNDVALL, B. National innovation systems – analytical concept and development tool. DRUID Conference. Copenhagen, Jun. 2005. doi: https://doi.org/10.1080/13662710601130863.

MACKE, Janaina; SARATE, João Alberto Rubim; DE ATAYDE MOSCHEN, Suane. Smart sustainable cities evaluation and sense of community. Journal of Cleaner production, v. 239, p. 118103, 2019. doi: https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2019.118103.

MATAIX, Carlos et al. Opportunity to Foster Urban Innovation Through Universities: The Case of Madrid. In: Sustainable Development Goals and Institutions of Higher Education. Springer, Cham, 2020. p. 111-119. doi: https://doi.org/10.1007/978-3-030-26157-3_9.

NIOSI, Jorge. National systems of innovations are “x-efficient” (and x-effective): Why some are slow learners. Research policy, v. 31, n. 2, p. 291-302, 2002. ONU. doi: https://doi.org/10.1016/S0048-7333(01)00142-1.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis. (2022). Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs/11. Acesso em: 31 jan. 2022.

PEREIRA, J. A; DATHEIN, R. Processo de aprendizado, acumulação de conhecimento e sistemas de inovação: a co-evolução das tecnologias físicas e sociais como fonte de desenvolvimento econômico. Revista Brasileira de Inovação; Campinas, SP, vol 11, jan. jun. de 2012. doi: https://doi.org/10.20396/rbi.v11i1.8649029.

RAMÍSIO, Paulo J. et al. Sustainability Strategy in Higher Education Institutions: Lessons learned from a nine-year case study. Journal of Cleaner Production, v. 222, p. 300-309, 2019. doi: https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2019.02.257.

REYNOLDS, Laura et al. There’sa time and place: Navigating omni-temporality in the place branding process. Journal of Business Research, v. 170, p. 114308, 2024. doi: https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2023.114308.

RIBEIRO, João Marcelo Pereira et al. Green Campus Initiatives as sustainable development dissemination at higher education institutions: Students’ perceptions. Journal of Cleaner Production, p. 127671, 2021. doi: https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2021.127671.

ROY, Sanjoy Kumar. Green university initiatives and undergraduates’ reuse intention for environmental sustainability: The moderating role of environmental values. Environmental Challenges, p. 100797, 2023. doi: https://doi.org/10.1016/j.envc.2023.100797.

SANTOS, Ester Carneiro do Couto. Papel do Estado para o desenvolvimento do SNI: lições das economias avançadas e de industrialização recente. Economia e Sociedade, v. 23, p. 433-464, 2014. doi: https://doi.org/10.1590/S0104-06182014000200006.

SANTOS, Ester Carneiro do Couto. Papel do Estado para o desenvolvimento do SNI: lições das economias avançadas e de industrialização recente. Economia e Sociedade, v. 23, p. 433-464, 2014. doi: https://doi.org/10.1590/S0104-06182014000200006.

SCHUMPETER, J. A. Capitalismo, socialismo e democracia. SP: UNESP, 2017.

SINGH, Sushil Kumar; PAN, Yi; PARK, Jong Hyuk. Blockchain-enabled Secure Framework for Energy-Efficient Smart Parking in Sustainable City Environment. Sustainable Cities and Society, v. 76, p. 103364, 2022. doi: https://doi.org/10.1016/j.scs.2021.103364.

SUN, Jing et al. Assessment of urban resilience and subsystem coupling coordination in the Beijing-Tianjin-Hebei urban agglomeration. Sustainable Cities and Society, p. 105058, 2023. doi: https://doi.org/10.1016/j.scs.2023.105058.

VICENTE-SAEZ, Ruben; GUSTAFSSON, Robin; VAN DEN BRANDE, Lieve. The dawn of an open exploration era: Emergent principles and practices of open science and innovation of university research teams in a digital world. Technological Forecasting and Social Change, v. 156, p. 120037, 2020. doi: https://doi.org/10.1016/j.techfore.2020.120037.

VIEIRA, Valter Afonso. As tipologias, variações e características da pesquisa de marketing. Revista da FAE, v. 5, n. 1, 2002. Disponível em: https://revistafae.fae.edu/revistafae/article/view/449. Acesso em: 20 nov. 2023.

VOUKKALI, Irene et al. Factors affecting social attitude and behavior for the transition towards a circular economy. Sustainable Chemistry and Pharmacy, v. 36, p. 101276, 2023. doi: https://doi.org/10.1016/j.scp.2023.101276.

YIN, Robert K. Estudo de Caso-: Planejamento e métodos. Bookman editora, 2015. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/6598416/mod_resource/content/1/Livro%20Robert%20Yin.pdf. Acesso em: 05 nov. 2023.

Downloads

Publicado

2024-01-09

Como Citar

Neiva, S. da S., Costa, A. M., & Leal Filho, W. (2024). Cidades universitárias sustentáveis: modelos de gestão focados na inovação socioambiental. Revista De Ciências Da Administração, 1(Especial), 1–14. https://doi.org/10.5007/2175-8077.2023.e97639

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)