Atributos qualitativos e fatores de satisfação preconizado por clientes em serviços bancários no Rio Grande do Sul
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8077.2023.e82382Palavras-chave:
Banco, Comportamento do consumidor, Qualidade dos serviços, Satisfação do cliente bancárioResumo
O setor de serviços bancários possui uma função importante na economia e na sociedade por meio da intermediação na transferência de recursos entre os agentes superavitários ou poupadores e os agentes deficitários ou tomadores. Contudo, o setor vem experimentando significativos impactos em termos de concorrência e mudança tecnológica, exigindo uma maior aproximação com os clientes como estratégia para manter-se lucrativo. Sendo o objetivo deste artigo o de identificar os atributos de qualidade e os fatores de satisfação preconizado por clientes em serviços bancários, envolvendo clientes de um Banco privado brasileiro com atuação no Rio Grande do Sul. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa exploratória envolvendo 30 clientes do Banco para identificar os atributos de qualidade a fim de subsidiar posteriormente uma pesquisa quantitativa descritiva com 300 clientes, visando identificar os fatores de maior satisfação nos serviços. Os resultados evidenciam uma lista de dezenas de atributos qualitativos que permitiram a identificação de 10 Fatores teóricos responsáveis pela satisfação dos clientes nos serviços bancários.
Referências
ADENIJI, A. A.; OLALEKON, A. L. Knowledge of banking services among frontline personal and quality of service delivery in the Nigerian commercial bank. Journal of Business and Retail Management Research, v. 12, n. 31, p. 160-167, 2018.
https://doi.org/10.24052/JBRMR/V12IS03/ART-14
AHMAD, A.; SAIF, I.; SAFWAN, N. An empirical investigation of Islamic banking in Pakistan based on perception of service quality. African Journal of Business Management, v. 4, n. 6, p. 1185-1193, 2010.
AL KARIM, R.; CHOWDHURY, T. Customer satisfaction on service quality in private commercial banking sector in Bangladesh. British Journal of Marketing Studies, v. 2, n. 2, p. 1-11, 2014.
AL-ABRI, R.; AL-BALUSHI, A. Patient satisfaction survey as a tool towards quality improvement. Oman Medical Journal. V. 29, n. 1, p. 3-7, 2014.
https://doi.org/10.5001/omj.2014.02
AL-HAWARI, M. A.; WARD, T. The effect of automated service quality on Australian banks' financial performance and the mediating role of customer satisfaction. Marketing Intelligence and Planning, v. 24, n. 2, p. 127-47, 2006.
https://doi.org/10.1108/02634500610653991
AL-JAZZAZI, A.; SULTAN, P. Demographic differences in Jordanian bank service quality perceptions. International Journal Bank Marketing, v. 35, n. 1, p. 275-297, 2017.
https://doi.org/10.1108/IJBM-07-2016-0091
ANGNES, D. L.; MELLO MOYANO, C. A.; LENGLER, J. F. B. Avaliação da Satisfação do Cliente em Serviços de Restaurantes com Aplicação do ACSI. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, v. 9, p. 174-193, 2015.
https://doi.org/10.7784/rbtur.v9i1.725
ANGNES, D. L; MELLO MOYANO, C. A. Atributos de escolha em serviços de restaurantes: Um estudo exploratório. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, v. 7, p. 317-336, 2013.
https://doi.org/10.7784/rbtur.v7i2.607
ARI, E.; YILMAZ, V. Investigation the relationship between service quality dimensions and loyalty of the bank using SERVQUAL and structural equation modeling methods: An implication on students of economics and administrative sciences faculty. The Journal of Faculty of Economics and Administrative Sciences, v. 5, n. 3, p. 121-135, 2015.
ATULKAR, S.; KESAR, B. Satisfaction, loyalty and repatronage intentions: Role of hedonic shopping values. Journal of Retailing and Consumer Services, v.39, n. 1, p. 23-34, 2017.
https://doi.org/10.1016/j.jretconser.2017.06.013
BACEN. Página institucional do Banco Central do Brasil. 2019. Disponível em: https://www.bcb.gov.br/estabilidadefinanceira/sfn. Acesso em: 10 de jul. 2019.
BATESON, J. E. G.; HOFFMAN, K. D. Marketing de serviços. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.
BELÁS, J.; CHOCHOI'AKOVÁ, A.; GABCOVÁ, L. Satisfaction and loyalty of banking customers: a gender approach. Economics and Sociology, v. 8, n. 1, p. 176-188, 2015.
https://doi.org/10.14254/2071-789X.2015/8-1/14
BELÁS, J.; GABCOVÁ, L. The relationship among customer satisfaction, loyalty and financial performance of commercial banks. Finance, v.19, n. 1, P. 132-147, 2014.
https://doi.org/10.15240/tul/001/2016-1-010
BENA, I. Evaluating customer satisfaction in banking services. Management & Marketing, v. 5, n. 2, p. 143-150, 2010.
BISCOLA, P. H. N.; LIMA FILHO, D. H. O. Qualidade percebida dos serviços de auto-atendimento: Um estudo no varejo bancário brasileiro. Revista de Ciências da Administração, v. 8, n. 15, p. 47-62, 2006.
BUENO, R.; IKEDA, A. A. segmentação de consumidores de produtos e serviços bancários: um estudo exploratório. Revista Brasileira de Marketing, v. 12, n. 2, p. 133-157, 2013.
https://doi.org/10.5585/remark.v12i2.2333
CARAFFINI, J. P. T. S.; SOUZA, Â. R. L.; BEHR, A. Contabilidade com foco nos concorrentes: uma análise no setor bancário. Enfoque: Reflexão Contábil, v. 39, n. 2, p. 43-57, 2020.
https://doi.org/10.4025/enfoque.v39i2.45153
CHAN, K.; TSANG, L.; CHEN, J. Marketing bank services to youth in china. Young Consumers, v. 18, n. 3, p.278-289, 2017.
https://doi.org/10.1108/YC-03-2017-00672
CHAVAN, J.; AHMAD, F. Factors affecting on customer satisfaction in retail banking: An empirical study. International Journal of Business and Management Invention, v. 2, n. 1, p. 55-62, 2013.
CHOCHOI'AKOVÁ et al. Bank customers' satisfaction, customers' loyalty and additional purchases of banking products and services. A case study from the Czech republic. Economics and Sociology, v. 8, n. 3, p. 82-94, 2015.
https://doi.org/10.14254/2071-789X.2015/8-3/6
DAUDA, S. Y.; LEE, J. Quality of service and customer satisfaction: A conjoint analysis for the Nigerian bank customers. International Journal of Bank Marketing, v. 34, n.6, p. 841-867, 2016.
https://doi.org/10.1108/IJBM-04-2015-0062
DINÇER, H.; YUKSEL, S.; MARTÍNEZ, L. Interval type 2-based hybrid fuzzy evaluation of financial services in E7 economies with DEMATEL-ANP and MOORA methods. Applied Soft Computing Journal, v. 79, n. 1, p. 186-202, 2019.
https://doi.org/10.1016/j.asoc.2019.03.018
DJAMIJA, P.; GUPTA, S.; BAG, S. Measuring of job satisfaction: The use of quality of work life factors. Benchmarking: An International Journal, v. 26, n.3, p. 871-892, 2019.
https://doi.org/10.1108/BIJ-06-2018-0155
ECHCHABI, A.; NAFIU OLANIYI, O. Malaysian consumers preferences for Islamic banking attributes. International Journal of Social Economics, v. 39, n. 11, p. 859-874, 2012.
https://doi.org/10.1108/03068291211263907
ENSSLIN, L. et al. Performance assement model for bank clients services and business development process: A constructivist proposal. International Journal of Applied Decision Sciences, v. 11, n. 1, p. 100-126, 2018.
https://doi.org/10.1504/IJADS.2018.088636
ESTIRI, M. et al. Determinants of customer satisfaction in Islamic banking: Evidence from Iran. International Journal of Islamic and Middle Eastern Finance and Management, v. 4, n. 4, p. 295-307, 2011.
https://doi.org/10.1108/17538391111186546
FIEBIG, E. A.; FREITAS, E. C. Canais de atendimento, satisfação e lucratividade de clientes em serviços: Um caso bancário. Revista Eletrônica de Administração, v. 17, n. 3, p. 742-775, 2011.
https://doi.org/10.1590/S1413-23112011000300007
FLANAGAN, J. La technique de l'incident critique. Revue de Psycologie Appliquée, v. 4, n. 2, p. 165-185, 1954.
FORNELL, C. et al. The American Customer Satisfaction Index: Nature, purpose and findings. Journal of Marketing, v. 60, n. 4, p. 7-18, 1996.
https://doi.org/10.1177/002224299606000403
FRAERING, M. S. MINOR, M. Beyond loyalty: Customer satisfaction, loyalty, and fortitude. Journal of Services Marketing, v. 27, n. 4, p. 334-344, 2013.
https://doi.org/10.1108/08876041311330807
FRAGOSO, J. T.; ESPINOSA, I. L. Assessment of banking service quality perception using the servperf model. Contaduría y Administración, v. 62, n. 1, p. 1294-1316, 2017.
https://doi.org/10.1016/j.cya.2017.06.011
FUNDAÇÃO DE PROTEÇÃO E DEFESA DO CONSUMIDOR - PROCON. Ranking de atendimentos. Disponível em: http://www.procon.sp.gov.br/. Acesso em: 03 jul. 2018.
GANGULI, S.; ROY, S. K. Generic technology-based service quality dimensions in banking: Impact on customer satisfaction and loyalty. International Journal of Bank Marketing, v. 29, n. 2, p. 168-189, 2011.
https://doi.org/10.1108/02652321111107648
GOUVÊA, M. A.; MASANO, A. C. R.; MANTOVANI, D. M. N. Avaliação de serviços bancários no segmento de alta renda na cidade de São Paulo. Revista de Administração UFSM, v. 10, n. 1, p. 60-84, 2017.
https://doi.org/10.5902/1983465910422
HAIR, J. et al. Multivariate data analysis. London. Prentice Hall, 2009.
HAMIDI, H.; SAFAREEYEH, M. A model to analyze, the effect of mobile banking adoption on customer interaction and satisfaction: A case study of m-banking in Iran. Journal Telematics and Informatics, v. 38, n. 1, p. 166-181, 2019.
https://doi.org/10.1016/j.tele.2018.09.008
HANSEN, H., SAMUELSEN, B. M., SALLIS, J. E. The moderating effects of need for cognition on drivers of customer loyalty. European Journal of Marketing, v. 47, n. 8, p. 1157-1176, 2013.
https://doi.org/10.1108/03090561311324264
HAYES, S. C. Developing a theory of derived stimulus relations. Journal Analysis of Bahavior, v. 65, n. 1, p. 309-311, 1996.
https://doi.org/10.1901/jeab.1996.65-309
ISBOLI, G. H. P.; PÉPECE, O. M. C. Automated banking services consumption by adults with low formal education levels. Revista Pensamento Comtemporâneo em Administração, v. 2, n. 1, p. 18-32, 2018.
https://doi.org/10.12712/rpca.v12i1.1076
JONES, T.; TAYLOR, S. F. The conceptual domain of service loyalty: How many dimensions? Journal of Services Marketing, v. 21, n. 1, p. 36-51, 2007.
https://doi.org/10.1108/08876040710726284
KANGOGO, E. J.; MUSIEGA; MANYASI, J. Effect of customer satisfaction on performance of the hotel industry in the western tourism circuit of kenya. European Journal of Business and Management. V. 5, n.14, p. 87-99, 2013.
KASHIF, M. et al. Customer satisfaction and loyalty in Malaysian islamic banks: A pakserv investigation article. International Journal of Bank Marketing, v. 33, n. 1, p. 23-40, 2015.
https://doi.org/10.1108/IJBM-08-2013-0084
KATAGAL, P. R.; MUTKEKAR, R. R.; GARAG, G. Exploring internet banking service quality attributes and it's impact n customer satisfaction. Pacific Business Review International, v. 11, n. 3, p. 18-27, 2018.
KEISIDOU, E. et al. Customer satisfaction, loyalty and financial performance: A holistic approach of the Greek banking sector. International Journal of Bank Marketing, v. 31, n. 4, p. 259-288, 2013.
https://doi.org/10.1108/IJBM-11-2012-0114
KHAN, F. How Islamic is Islamic banking?. Journal of Economic Behavior and Organization, v. 76, n. 3, p. 805-820, 2010.
https://doi.org/10.1016/j.jebo.2010.09.015
KHENG, L. L. et al. The impact of service quality on customer loyalty: a study of banks in Penang, Malaysia. International Journal of Marketing, v. 2, n. 2, p. 57-65, 2010.
https://doi.org/10.5539/ijms.v2n2p57
LOSADO-OTÁLORA, M.; ALKIRE, L. Investigating the transformative impact of bank transparency on consumers financial wele-being. International Journal of Bank Marketing, v. 37, n. 4, p. 1062-1079, 2019.
https://doi.org/10.1108/IJBM-03-2018-0079
MACHADO, J. A., JR.; ROTONDARO, R. G. Mensuração da qualidade de serviços: Um estudo de caso na indústria de serviços bancários. Gestão & Produção, v.10, n.2, p.217-230, 2003.
https://doi.org/10.1590/S0104-530X2003000200007
MELLO MOYANO, C. A. Medição da satisfação do consumidor de serviços de Turismo: Desenvolvimento de um instrumento de pesquisa para avaliação da satisfação do consumidor de serviços de turismo. Alemanha: Novas Edições Acadêmicas - NEA, 2015.
MILAN, G. S. et al. Customer loyalty and its antecedents in banking service rendering context. Revista de Negócios, v. 24, n. 1, p. 21-34, 2019.
https://doi.org/10.7867/1980-4431.2019v24n1p21-34
MOYANO, C. A. M.; ANGNES, D. L.; CORRÊA, M. D. Satisfação dos clientes bancários: uma análise bibliométrica dos artigos acadêmicos publicados na última década. Revista Brasileira de Administração Científica, v. 11, n. 2, p. 24-41, 2020.
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2020.002.0003
MUALLA, N. D. Assessing the impact of sales culture on the quality of bank services in Jordan. Jordan Journal of Business Administration, v. 153, n. 1, p. 1-31, 2011.
MUNARI, L.; LELASI, F.; BAJETTA, L. Customer satisfaction management in Italian banks. Qualitative Research in Minancial Markets, v. 5, n. 2, p. 139-160, 2013.
https://doi.org/10.1108/QRFM-11-2011-0028
PAN, W. T.; LEU, Y. An analysis of bank service satisfaction based on quantile regression and grey relational analysis. Mathematical Problems in Engineering, v. 1, n. 1, p. 1-9, 2016.
https://doi.org/10.1155/2016/1475148
PARENTE, J.; BARKI, E. Varejo no Brasil: Gestão e Estratégia. 2. Ed. São Paulo: Atlas, 2014.
PORTELA, M. C. A. S.; THANASSOULIS, E. Comparative efficiency analysis of Portuguese bank branches. European Journal of Operational Research, v. 177, n.2, p. 1275-1288, 2007.
https://doi.org/10.1016/j.ejor.2006.01.007
PRIDE, W. M.; FERRELL, O. C. Fundamentos de marketing. São Paulo: Cengage Learning, 2015.
RIBEIRO, J. L. D.; MACHADO, C. O.; TINOCO, M. A. C. Determinantes da satisfação e atributos da qualidade em serviços bancários. Gestão e Produção, v. 17, n. 4, p. 775-790, 2010.
https://doi.org/10.1590/S0104-530X2010000400011
SCHIFFMAN, L. G.; KANUK, L. L. Comportamento do consumidor. 9. Ed. Rio de Janeiro: LTC, 2012.
SETH, N.; DESHNUKH, S. G.; VRAT, P. Service quality model: a review. International Journal of Quality and Reliability Management, v. 22, n. 9, p. 913-949, 2005.
https://doi.org/10.1108/02656710510625211
SETIAWAN, B.; PANDUWANGI, M.; SUMINTONO, B. A Rasch analysis of the community's preference for different attributes of Islamic banks in Indonesia. International Journal of Social Economics, v. 45, n. 12, p. 1647-1662, 2018.
https://doi.org/10.1108/IJSE-07-2017-0294
SHAHNOORI, P.; JENKINS, G. Valuation of the quality attributes of online banking services by small and medium enterprises engaged in international trade. South African Journal of Economics, v. 87, n. 1, p. 65-81, 2019.
https://doi.org/10.1111/saje.12213
SIQUEIRA, A. C. T. A História dos Bancos no Brasil. Rio de Janeiro: COP Editora Ltda, 2007.
SOUZA NETO, A. F.; FONSECA, F. R. B.; OLIVEIRA, P. A. S. Dimensões do relacionamento e variáveis demográficas: uma investigação com base nas opiniões dos clientes de um grande banco brasileiro In: ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 29, Brasília. Anais... Rio de Janeiro: 2005.
VENCATAYA, L. et al. Assessing the impact of service quality dimensions on customer satisfaction in commercial banks of Mauritius. Studies in Business and Economics, v. 14, n. 1, p. 259-270, 2019.
https://doi.org/10.2478/sbe-2019-0020
VOTTORAZZI, K. Gestão de relacionamento: Uma análise sobre percepção de confiança, valor percebido e lealdade em consumidores de serviços bancários. Revista Destaques Acadêmicos, v. 11, n. 1, p. 109-128, 2019.
https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v11i1a2019.2138
YARIMOGLU, E. K. A review on dimensions of service quality models. Journal Marketing Management, v. 2, n. 1, p. 79-93, 2014.
ZACHARIAS, M. L. B.; FIGUEIREDO, K. F.; ALMEIDA, V. M. C. Determinantes da satisfação dos clientes com serviços bancários. Revista de Administração Eletrônica, v. 7, n. 2, p. 1-23, 2008
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista de Ciências da Administração
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
O autor deve garantir:
- que haja um consenso completo de todos os coautores em aprovar a versão final do documento e sua submissão para publicação.
- que seu trabalho é original, e se o trabalho e/ou palavras de outras pessoas foram utilizados, estas foram devidamente reconhecidas.
Plágio em todas as suas formas constituem um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. RCA reserva-se o direito de usar software ou quaisquer outros métodos de detecção de plágio.
Todas as submissões recebidas para avaliação na revista RCA passam por identificação de plágio e autoplágio. Plágios identificados em manuscritos durante o processo de avaliação acarretarão no arquivamento da submissão. No caso de identificação de plágio em um manuscrito publicado na revista, o Editor Chefe conduzirá uma investigação preliminar e, caso necessário, fará a retratação.
Os autores cedem à RCA os direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons (CC BY) 4.0 Internacional.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
Esta licença permite que qualquer usuário tenha direito de:
Compartilhar – copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
Adaptar – remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
Atribuição – Você deve dar o crédito apropriado (citar e referenciar), prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante apoiar você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais – Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.