Influência dos elementos do ambiente organizacional interno na implementação da gestão de riscos em instituições de ensino superior: um estudo de caso no sul do Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8077.2024.e97171

Palavras-chave:

Ambiente Organizacional Interno, Gestão de Riscos Organizacionais, Organizações Públicas

Resumo

Objetivo: Este estudo visa identificar e analisar elementos do ambiente organizacional interno que influenciam a gestão de riscos em uma Instituição Pública de Ensino Superior do sul do Brasil, focando em fatores internos como aspectos culturais e cobrança no trabalho, os quais impactam a formulação de políticas e estratégias de mitigação.

Metodologia/abordagem: Adotou-se uma abordagem quantitativa, através de um estudo do tipo "survey", coletando dados via questionário on-line, com predominância de perguntas fechadas em escala Likert, enviados a servidores técnico-administrativos e docentes, resultando em 684 respondentes.

Originalidade/relevância: Este estudo, destaca a relação entre ambiente organizacional interno e gestão de riscos em instituições de ensino público. Concentrando-se nos contextos específicos de instituições públicas de ensino, ele investiga um campo que, até o momento, tenuemente explorado e pouco documentado na literatura acadêmica.

Principais resultados: Os fatores “Aspectos culturais” e “Cobrança no trabalho” exibiram influência positiva na gestão de riscos. Já “Exercer a função de chefe de setor” e “Padronização de procedimentos” mostraram menor impacto.

Contribuições teóricas:O trabalho expande o entendimento teórico sobre gestão de riscos organizacionais, abordando um conjunto de fatores que servem como parâmetro para futuras investigações.

Contribuição para a gestão: Oferece insights para o estabelecimento de políticas de gerenciamento de riscos, facilitando interações com stakeholders e embasando decisões estratégicas, visando a eficácia gerencial em tais instituições.

Biografia do Autor

Juliano Nunes Alves, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade de Cruz Alta (2004), mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (2011) e doutorado em Doutorado em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (2016). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Relações Interorganizacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento organizacional, transformação digital e redes interorganizacionais

Leander Luiz Klein, Universidade Federal de Santa Maria

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) (2016), Mestre em Administração pela UFSM (2012) e Bacharel em Administração pela UFSM (2009). Possui experiência internacional como Visiting Scholar na University of Arizona (USA). Atualmente, é professor adjunto da Universidade Federal de Santa Maria, lotado no campus regional de Cachoeira do Sul (RS).Atualmente, é também professor coordenador do Programa de Pós Graduação em Gestão de Organizações Públicas (PPGOP) e professor do Programa de Pós Graduação em Administração Pública (PPGAP) da UFSM, no campus sede.Tem experiência acadêmica e científica nas áreas de Lean Thinking, Lean Management, Lean Production, Lean Green e Lean in Higher Education, atuando nos temas de redução de desperdícios, valor, inovação, gestão de processos, Green Management e práticas de sustentabilidade e Economia Circular.

Ana Paula Brum Zavarise, Universidade Federal de Santa Maria

Mestra em Gestão de Organizações Públicas pelo PPGOP/UFSM. Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e MBA em Gestão Pública. Atualmente é administradora da UFSM, sendo que anteriormente trabalhou como auditora fiscal na Prefeitura Municipal de São Gabriel. Exerceu atividade em uma empresa privada do ramo de concretagem na área financeira.

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Publicado

04-12-2024

Como Citar

Alves, J. N., Klein, L. L., & Zavarise, A. P. B. (2024). Influência dos elementos do ambiente organizacional interno na implementação da gestão de riscos em instituições de ensino superior: um estudo de caso no sul do Brasil. Revista De Ciências Da Administração, 26(66), 1–26. https://doi.org/10.5007/2175-8077.2024.e97171

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