A contribuição das três forças sociais para a construção de mercados agroalimentares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8077.2023.e65226

Palavras-chave:

Mercados Agroalimentares, Agricultura Familiar, Nova Sociologia Econômica, Três Forças Sociais

Resumo

Este artigo apresenta uma discussão teórica sobre a construção de mercados sob o aporte da Nova Sociologia Econômica. Iniciamos com uma problematização sobre as insuficiências da economia neoclássica para compreender esse fenômeno. Destacamos novas oportunidades de investigação por meio do referencial teórico de Jens Beckert (2010), sobre as três forças sociais: redes sociais, instituições e estruturas cognitivas. A título de ilustração serão discutidas algumas características dos mercados brasileiros de queijo artesanal de leite cru. Por fim, apresentamos uma síntese dessa discussão, destacando algumas controvérsias identificadas: os efeitos da institucionalização do consumo de queijo de leite pasteurizado, gerados pelas regras fitossanitárias vigentes; a presença de práticas específicas de mercados de nicho, gosto e distinção, com efeitos na elevação dos preços do produto; a adaptação de agricultores familiares às novas normas, com a consequente exclusão do mercado de certos grupos de agricultores; a insuficiência do Estado como regulador de interesses divergentes entre os agricultores familiares e produtores industriais.

Biografia do Autor

Mariana Oliveira Moritz, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Mariana Oliveira Moritz é bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Relações Públicas pela (FASSESC), tem Pós-Graduação em Especialização em Gestão de Pessoas nas Organizações é Mestranda em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (CPGA/UFSC) onde atua como pesquisadora na área de Gestão Universitária e Prospecção de Cenários.Trabalhou como assessora de imprensa, imagem  e gerente na área de gestão de pessoas em organizações catarinenses.

Renê Birochi, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), integrante da linha de pesquisa Organizações e Sociedade. Pós-doutor entre 2019 a 2020 no Programa de Pós-Graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade da UFRRJ, com pesquisas em sociologia econômica e sistemas agroalimentares, supervisionado pelo prof. Dr. John Wilkinson. Integrante dos grupos de pesquisa Observatório da Realidade Organizacional (UFSC); Agroecologia e Circuitos de Comercialização de Alimentos (UFSC). Atuei na HEC/Université de Montréal como visiting scholar convidado entre Set/2009 a Ago/2011. Doutor e mestre em Administração de Empresas (FGV-EAESP e USP). Estudei em nível de graduação Filosofia (USP) e História (PUC-SP).

Oswaldo Gonçalves Junior, Faculdade de Ciências Aplicadas Unicamp (FCA - Unicamp)

Professor Livre-Docente na área de Administração Pública da Faculdade de Ciências Aplicadas - Unicamp. Pós-doutor pela Columbia University (The Institute of Latin American Studies - ILAS). Doutor em Administração Pública e Governo (EAESP-FGV), Mestre em Educação (FEUSP), Bacharel e Licenciado em História (FFLCH-USP).

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Publicado

2023-08-08

Como Citar

Moritz, M. O., Birochi, R., & Gonçalves Junior, O. (2023). A contribuição das três forças sociais para a construção de mercados agroalimentares. Revista De Ciências Da Administração, 25(65), 1–13. https://doi.org/10.5007/2175-8077.2023.e65226

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