É Possível Relacionar Consumo de Crédito com Bem-estar? Análises Discursivas Envolvendo Consumidores Idosos de Baixa Renda

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8077.2024.e77376

Palavras-chave:

Consumo, Consumo de crédito, Bem-estar do Consumidor, Idosos de Baixa Renda

Resumo

Objetivo: Compreender como o consumo de crédito pode influenciar o bem-estar de idosos de baixa renda.

Metodologia/abordagem: A pesquisa empírica foi dividida em três etapas: a primeira, uma etnografia em um grupo com 120 idosos; a segunda, composta por entrevistas individuais com representantes das instituições fornecedoras de crédito; e a terceira, por meio de trajetórias de vida com 4 famílias, escolhidas a partir dos 30 participantes iniciais. O material foi analisado por meio da Análise Crítica de Discurso, na corrente proposta por Norman Fairclough.

Originalidade/relevância: A pesquisa buscou captar a interseccionalidade dos problemas que se relacionam com o crédito, temática que tem sido trabalhada apenas pelo viés das políticas públicas ou por meio de programas de educação financeira instrumental.

Principais resultados: Os resultados apontam que os diversos atores envolvidos no consumo de crédito (incluindo os próprios idosos, suas famílias e os ofertantes de créditos) contribuem para afetar negativamente o bem-estar desses indivíduos. Constatamos também que o idoso contribui para naturalização dos efeitos nocivos do crédito, uma vez que também reproduz a realidade em seus repertórios discursivos.

Contribuições teóricas: O estudo indica que, por intermédio do consumo de crédito, existem situações que colocam em xeque o bem-estar individual e coletivo. 

Contribuições para a gestão: A pesquisa mostra que persiste um lado sombrio do Marketing, fortalecido pelo lobby com o poder público, quando o idoso de baixa renda se torna o ponto de referência para práticas de estímulo ao crédito.

Biografia do Autor

Marcelo de Rezende Pinto, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais,Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Doutor em Administração pela UFMG. Professor Permanente do Programa de Pós-graduação em Administração da PUC Minas.

Gustavo Tomaz de Almeida, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Doutor em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Professor da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

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Publicado

02-10-2024

Como Citar

Pinto, M. de R., & Almeida, G. T. de. (2024). É Possível Relacionar Consumo de Crédito com Bem-estar? Análises Discursivas Envolvendo Consumidores Idosos de Baixa Renda. Revista De Ciências Da Administração, 26(66), 1–27. https://doi.org/10.5007/2175-8077.2024.e77376

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