Aplicação de BPM ágil na administração pública brasileira

Autores

  • Karoll Haüssler Carneiro Ramos Universidade de Brasília
  • Raissa Rodrigues Alves Universidade de Brasília
  • Gabriel Adnet da Graça
  • Daniela Almeida

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8077.2022.e84357

Palavras-chave:

BPM ágil, modelagem de processos, design thinking, recursos humanos, setor público

Resumo

Este trabalho apresenta uma proposta de business process management (BPM) ágil para o alcance de maior eficiência, eficácia e efetividade em sua aplicação. O método BPM ágil incorpora técnicas de experiência do usuário por meio de design thinking nas fases do BPM. Para isso, esta pesquisa-ação foi realizada na área de recursos humanos (RH) de uma instituição do poder legislativo federal do Brasil. Os métodos constam de oficinas de mapeamento/modelagem de processos e de design thinking, aplicação de questionários com os clientes para confronto dos dados. Para cada um dos processos mapeados, os resultados obtidos na pesquisa apresentaram diferentes graus de contraste entre a percepção das partes interessadas dos processos. Alguns resultados ratificaram a percepção dos executores e dos gestores em relação a visão dos clientes, e em outros casos houve percepções antagônicas, mas complementares.

Biografia do Autor

Raissa Rodrigues Alves, Universidade de Brasília

Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade de Brasília (2021). Assistente de Auditoria II na Deloitte, desde 2020. Estagiária de marketing na FCA Fiat Chrysler Automobiles (2019-2020). Consultora Júnior da AD&M Consultoria (2017-2021).

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Publicado

2023-02-02

Como Citar

Ramos, K. H. C., Alves, R. R. ., Graça, G. A. da ., & Almeida, D. (2023). Aplicação de BPM ágil na administração pública brasileira. Revista De Ciências Da Administração, 24(64), 63–78. https://doi.org/10.5007/2175-8077.2022.e84357

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