Institucionalização do ambiente virtual de aprendizagem no ensino superior: o caso da Universidade Federal do Paraná

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8077.2023.e89589

Palavras-chave:

Institucionalização, Mudança Institucional, Ambiente Virtual de Aprendizagem

Resumo

Este estudo de caso descreve a institucionalização do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) na Universidade Federal do Paraná, no período de 2010 a 2018, fundamentada nos estudos de Tolbert e Zucker (1996) e Greenwood, Suddaby e Hinings (2002). Para a análise de conteúdo temática de fontes primárias foram realizadas doze entrevistas com docentes e técnico-administrativos dos Cursos de Graduação de Administração e Gestão da Informação e da Coordenação de Integração e Políticas de Educação a Distância, bem como análise de documentos de fontes secundárias. Identificou-se que, quase uma década após a regulamentação da carga horária a distância nos cursos de graduação presencial, o processo ainda está na fase habitualização de Tolbert e Zucker (1996) e aponta para a ação de interesses contrários dos atores sociais como causa de obstrução do fluxo de institucionalização de uma nova prática. Além de corroborar com os estudos mencionados, esta pesquisa traz contribuições teórica e prática, ao analisar, conjuntamente, o fluxo organizacional do processo de institucionalização de Tolbert e Zucker (1996) e a teorização estratégica para a institucionalização de novas práticas conforme Greenwood et al. (2002).

Biografia do Autor

Márcio Jacometti, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Doutor em Administração pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), desde 2013; e professor titular do Programa de Pós-graduação em Administração (PPGA) pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus Curitiba, desde 2016, nível de Mestrado, na linha de pesquisa de Tecnologia e Desenvolvimento Organizacional. Atualmente é Diretor-Geral da UTFPR, Campus Cornélio Procópio, desde 2017. Desenvolve trabalhos na área de Administração, atuando no ensino, na pesquisa e na extensão nos seguintes temas: teoria institucional, empreendedorismo, arranjos produtivos locais, difusão de conhecimento em redes interorganizacionais, incubadoras de empresas, estudos organizacionais e gestão educacional.

Ana Paula Vieira, Universidade Federal do Paraná – UFPR

Resumo da biografia: Mestre em Administração pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Curitiba, Bacharel em Automação de Escritórios e Secretariado pela Universidade do Vale do Itajaí, Tutora em Educação a Distância (EaD) na Universidade Federal do Paraná e na Universidade Aberta do Brasil nos Cursos de Capacitação para Formação de Tutores em EaD no período de 2009 a 2016 e Secretária Executiva da Universidade Federal do Paraná com atuação na Seção de Assuntos Administrativos da Superintendência do Patrimônio da União em Santa Catarina.  

Marystela Assis Baratter Sanches, Universidade Federal do Paraná – UFPR

Doutora em Administração pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Mestre em Administração pela Universidade Positivo (UP). Atualmente é professora da UFPR, no Departamento de Administração Geral e Aplicada (DAGA), atuando como Vice-coordenadora do Curso de Graduação em Administração e também como professora na especialização MBA do CEPPAD. Tem experiência em elaboração de material didático para cursos na modalidade EAD e na gestão de Instituições de Ensino Superior. Tem interesse em pesquisas na área de Estudos Organizacionais principalmente em temas relacionados ao Institucionalismo Organizacional e na área de Estratégia, com temas direcionados à internacionalização de empresas.

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Publicado

2023-09-29

Como Citar

Jacometti, M., Vieira, A. P., & Sanches, M. A. B. (2023). Institucionalização do ambiente virtual de aprendizagem no ensino superior: o caso da Universidade Federal do Paraná. Revista De Ciências Da Administração, 25(65), 1–17. https://doi.org/10.5007/2175-8077.2023.e89589

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