Institucionalização do ambiente virtual de aprendizagem no ensino superior: o caso da Universidade Federal do Paraná
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8077.2023.e89589Palavras-chave:
Institucionalização, Mudança Institucional, Ambiente Virtual de AprendizagemResumo
Este estudo de caso descreve a institucionalização do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) na Universidade Federal do Paraná, no período de 2010 a 2018, fundamentada nos estudos de Tolbert e Zucker (1996) e Greenwood, Suddaby e Hinings (2002). Para a análise de conteúdo temática de fontes primárias foram realizadas doze entrevistas com docentes e técnico-administrativos dos Cursos de Graduação de Administração e Gestão da Informação e da Coordenação de Integração e Políticas de Educação a Distância, bem como análise de documentos de fontes secundárias. Identificou-se que, quase uma década após a regulamentação da carga horária a distância nos cursos de graduação presencial, o processo ainda está na fase habitualização de Tolbert e Zucker (1996) e aponta para a ação de interesses contrários dos atores sociais como causa de obstrução do fluxo de institucionalização de uma nova prática. Além de corroborar com os estudos mencionados, esta pesquisa traz contribuições teórica e prática, ao analisar, conjuntamente, o fluxo organizacional do processo de institucionalização de Tolbert e Zucker (1996) e a teorização estratégica para a institucionalização de novas práticas conforme Greenwood et al. (2002).
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