Ensino de limite de funções de uma variável real: uma revisão sistemática de literatura explorando dificuldades, desafios e a implementação de tarefas
DOI:
https://doi.org/10.5007/1982-5153.2025.e100777Palavras-chave:
desenho de tarefas, limite de funções, dificuldades e desafios de aprendizagemResumo
O ensino do limite de funções reais de uma variável real, em algumas licenciaturas e outros cursos das áreas de Ciências Exatas e Naturais, requer tarefas progressivamente complexas, para que os alunos consolidem o conhecimento e o apliquem em novos contextos matemáticos ou na sua área de atuação. Isso posto, trazemos neste estudo, parte de uma tese de doutorado, uma Revisão Sistemática da Literatura, que teve como objetivo analisar criticamente o conhecimento existente sobre tarefas no ensino de limites de funções reais, explorando dificuldades, desafios e avaliando a implementação das tarefas aos Critérios de Desenho de Tarefas (CDT). Por meio de uma abordagem qualitativa, com base na análise de documentos (teses e dissertações), identificamos entre outros obstáculos, dificuldades na compreensão da definição formal de limite e desafios relacionados aos conhecimentos prévios dos estudantes. Na análise das tarefas propostas, verificamos se os CDT foram cumpridos e observamos os esforços dos pesquisadores em produzir diferentes tipos de tarefas. O predomínio de tarefas fechadas, como exercícios e problemas, de notável exigência cognitiva, que estimulam a interação e a abertura do pensamento.
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