Didática mediada do contexto (DiMeCo): uma proposta de ampliação do modelo didático inerente à teoria a matemática no contexto das ciências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2025.e100880

Palavras-chave:

ensino de matemática, cursos de serviço, contextualização, teoria matemática no contexto das ciências, experiência de aprendizagem mediada

Resumo

Para contextualizar o ensino da Matemática a partir de situações da área de formação do graduando, preconiza-se na Teoria A Matemática no Contexto das Ciências (TMCC) e na Didática do Contexto a ela vinculada, o trabalho com problemas integrando a Matemática a diferentes áreas. Das experiências com a elaboração e a implementação destes, percebemos que eram complexos e desmotivadores para os estudantes. Tal percepção nos levou a experimentar outras estratégias, como momentos de preparação prévia, proposição de questões norteadoras e atividades de reflexões finais. Essa vivência deu origem ao que denominamos de Didática Mediada do Contexto, apresentada neste artigo, de forma fundamentada e articulada aos pressupostos da TMCC e da Teoria da Modificabilidade Cognitiva Estrutural, com foco na Experiência de Aprendizagem Mediada. Os procedimentos que a diferenciam da Didática do Contexto revelaram-se fundamentais para a aprendizagem dos conceitos e para a compreensão dos estudantes acerca das vinculações entre diferentes áreas.

Biografia do Autor

Barbara Lutaif Bianchini, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

É bacharel e licenciada em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), licenciada em Pedagogia pela Universidade de Franca, mestre em Educação Matemática pela PUC-SP e doutora em Educação (Psicologia da Educação) pela mesma Universidade. Realizou estágio de pós-doutoramento no Instituto Tecnológico Autônomo do México, sob supervisão de María Trigueros Gaisman. É professora da PUC-SP desde 1987, atuando tanto em cursos de graduação, quanto no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Como pesquisadora, dedica-se especialmente às temáticas Educação Algébrica, Educação Matemática no Ensino Superior e Educação Matemática em Cursos de Serviço. É líder do Grupo de Pesquisa em Educação Algébrica (GPEA) e vice-líder do Grupo de Pesquisa A Matemática na Formação Profissional, ambos certificados pela PUC-SP no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). É membro da Red Iberoamericana MTSK.

Gabriel Loureiro de Lima, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

É bacharel, licenciado e mestre em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e doutor em Educação Matemática pela PUC-SP. É professor da PUC-SP desde 2010, atuando tanto em cursos de graduação, quanto no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Desde 2025 é também docente do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), ministrando a disciplina de Cálculo Diferencial e Integral I no ciclo básico dos cursos de Engenharia. Em suas pesquisas, dedica-se, sobretudo, às temáticas Educação Matemática em Cursos de Serviço, Educação Matemática no Ensino Superior e Educação Algébrica. É líder do Grupo de Pesquisa A Matemática na Formação Profissional e vice-líder do Grupo de Pesquisa em Educação Algébrica (GPEA). É coordenador do Grupo de Trabalho Ciências Básicas e Matemática na Engenharia vinculado à Associação Brasileira de Educação em Engenharia (ABENGE) e do Grupo de Trabalho Educação Matemática no Ensino Superior (GT04) da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM). É membro da Red Iberoamericana MTSK.

Juliana Martins Philot, Instituto Mauá de Tecnologia

É bacharel e mestre em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), doutora em Educação Matemática pela PUC-SP. É professora do IMT desde 2013, hoje atuando nas disciplinas de Cálculo Diferencial e Integral I e II. Atualmente, sua principal linha de pesquisa é o ensino das Ciências Básicas em cursos de serviço, mais especificamente, o ensino e a aprendizagem de Matemática em cursos de Engenharia. É membro do Grupo de Pesquisa em Educação em Engenharia, Design e Administração, certificado pelo IMT no CNPq e integra o Grupo de Pesquisa em Educação Algébrica (GPEA) e o Grupo de Pesquisa A Matemática na Formação Profissional, ambos certificados pela PUC-SP no CNPq.

Eloiza Gomes, Instituto Mauá de Tecnologia

É bacharel e licenciada em Matemática pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, mestre e doutora em Educação Matemática pela PUC-SP. Desde 1989 é professora IMT, atuando como docente do ciclo básico de diferentes habilitações de Engenharia, lecionando Vetores, Curvas e Superfícies e Cálculo Diferencial e Integral II. Como pesquisadora, sua principal linha de pesquisa é o ensino das Ciências Básicas em cursos de serviço, mais especificamente, o ensino e a aprendizagem de Matemática em cursos de Engenharia. É membro do Grupo de Pesquisa em Educação em Engenharia, Design e Administração, certificado pelo IMT no CNPq e integra o Grupo de Pesquisa em Educação Algébrica (GPEA) e o Grupo de Pesquisa A Matemática na Formação Profissional.

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Publicado

2025-08-13

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Artigos