Problemas pedagógicos e filosóficos da formação científica e tecnológica em Álvaro Vieira Pinto

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2025.e102769

Palabras clave:

Álvaro Vieira Pinto, Pedagogia, Educação científica e tecnológica, Decolonialidade

Resumen

Este artigo explora a pedagogia de Álvaro Vieira Pinto no contexto da Educação Científica e Tecnológica. A análise teórica e bibliográfica baseou-se em obras como Ciência e Existência (2020), Sete Lições sobre Educação de Adultos (1982) e O Conceito de Tecnologia (2005). Interpretamos sua pedagogia à luz das demandas da era digital, destacando as implicações éticas no enfrentamento da colonialidade do conhecimento e no desenvolvimento nacional. Os resultados revelam a contribuição significativa de Vieira Pinto para a educação científica, tecnológica e a reflexão sobre a tecnologia, além de fomentar o pensamento decolonial e o fortalecimento da sociedade. A partir de Vieira Pinto, compreendemos que a formação do intelecto se integra à jornada antropológica como aprimoramento da escalada evolutiva da matéria em caráter bioquímico, cumprindo etapas cognitivas naturais, culminando na plena consciência de si, tendo a técnica como companheira do ser humano em sua árdua tarefa hominizante.

Biografía del autor/a

Anderson dos Santos de Oliveira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Formação de Professores (PPG-ECFP) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), na linha de Currículo e Processos de Ensino e Aprendizagem - com pesquisa em ciência e o ensino de ciências na literatura de(s)colonial. Fez especialização em Gestão e Docência no Ensino Médio, Técnico e Superior pela Faculdade Alphaville (FAVI). Graduado em Licenciatura em Filosofia pelo Instituto de Filosofia Nossa Senhora das Vitórias e pela Faculdade Batista Brasileira (FBB). Integra o grupo de pesquisa intitulado Investigações em Filosofia, Química e Currículo (GPIFQC), na linha de pesquisa A Ciência dos Pesquisadores Brasileiros. Tem experiência em docência em EBT nas Escolas Famílias Agrícolas (EFA's), vinculada à Associação das Escolas das Comunidades e Famílias Agrícolas da Bahia (AECOFABA).

Samuell de Queiroz Vilas Boas Santos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Formação de Professores (PPG-ECFP) na área de Formação de Professores de Ciências e Matemática. Formado em Licenciatura em Química pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Tem experiência na área de Filosofia da Química e Educação em Química. Foi Bolsista de Iniciação a Docência pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência - PIBID (2018-2020), principalmente à luz de práticas ativas, sala de aula invertida e métodos investigativos. Foi bolsista de Iniciação Científica (IC-UESB), com o seguinte projeto: Um estudo sobre Sequências Didáticas para o ensino de Ciências baseado no uso dos Critérios de Idoneidade Didática, sob a orientação do Pro. Dr Bruno Ferreira dos Santos (2020-2021). Participou como bolsista de Residência Pedagógica - RP no núcleo de Ensino de Química e também do programa Partiu Estágio.

Marcos Antonio Pinto Ribeiro, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Possuo graduação em Química Bacharelado pela Universidade Federal da Bahia (1996), Mestrado em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia (2003) e Doutorado em Educação pela Universidade de Lisboa (2014). Colaboro na Universidade do Porto e sou professor Adjunto da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Coordeno o grupo de pesquisa Investigações em Filosofia, Química e Currículo que tem trabalhado principalmente os seguintes temas: Filosofia da Educação Química, Perspectivas não fisicalistas para Educação Química; Química Crítica; Sociologia da Química; Currículo crítico e emancipatório a partir da Filosofia da Química; Formação superior em Química; A investigação em Química nas Universidades Brasileiras e mundiais; sou professor Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

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Publicado

2025-05-15

Número

Sección

Artigos