Problemas pedagógicos e filosóficos da formação científica e tecnológica em Álvaro Vieira Pinto
DOI:
https://doi.org/10.5007/1982-5153.2025.e102769Palabras clave:
Álvaro Vieira Pinto, Pedagogia, Educação científica e tecnológica, DecolonialidadeResumen
Este artigo explora a pedagogia de Álvaro Vieira Pinto no contexto da Educação Científica e Tecnológica. A análise teórica e bibliográfica baseou-se em obras como Ciência e Existência (2020), Sete Lições sobre Educação de Adultos (1982) e O Conceito de Tecnologia (2005). Interpretamos sua pedagogia à luz das demandas da era digital, destacando as implicações éticas no enfrentamento da colonialidade do conhecimento e no desenvolvimento nacional. Os resultados revelam a contribuição significativa de Vieira Pinto para a educação científica, tecnológica e a reflexão sobre a tecnologia, além de fomentar o pensamento decolonial e o fortalecimento da sociedade. A partir de Vieira Pinto, compreendemos que a formação do intelecto se integra à jornada antropológica como aprimoramento da escalada evolutiva da matéria em caráter bioquímico, cumprindo etapas cognitivas naturais, culminando na plena consciência de si, tendo a técnica como companheira do ser humano em sua árdua tarefa hominizante.
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