Avaliação crítica da abordagem paleontológica em livros didáticos dos anos finais do ensino fundamental

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2025.e102826

Palabras clave:

Paleontologia, ensino básico, pensamento evolutivo, ensino de biologia

Resumen

A Paleontologia é uma ciência fundamental no processo de ensino-aprendizagem para a compreensão de processos naturais complexos e para a formação de cidadãos críticos, mas seu conhecimento ainda está restrito ao meio acadêmico. Este trabalho teve como objetivo destacar a importância do ensino de Paleontologia nos anos finais do Ensino Fundamental, por meio de uma análise crítica dos parâmetros curriculares e dos livros didáticos. Foram avaliados livros de 6º e 7º anos, analisando a unidade "Terra e Universo" em termos de abordagem teórica, recursos visuais, propostas de atividades e sugestões. Constatou-se que os livros apresentam inconsistências no ensino da Paleontologia, além de omitir temas importantes para a compreensão da temática evolução. Recomenda-se uma melhor abordagem do conteúdo paleontológico na BNCC, garantindo sua presença clara e objetiva nos livros didáticos.

Biografía del autor/a

Clarice Assumpção da Costa, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Evolução, desenvolvendo o projeto "Relações Filogenéticas dos Squatiniformes (Chondrichthyes: Elasmobranchii)". Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Evolução da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), onde foi bolsista Mestrado Nota 10 pela Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ). Graduada em Ciências Biológicas - Licenciatura pela UERJ, foi bolsista de iniciação científica da FAPERJ, desenvolvendo o projeto "Revisão dos Amiidae (Holostei: Helecomorphi: Amiiforme) do Cretáceo Inferior do Brasil", no Laboratório de Ictiologia: Tempo e Espaço da UERJ. Em 2019, atuou como voluntária no Departamento de Mastozoologia do Museu Nacional/UFRJ. Possui experiência nas áreas de Zoologia, Paleozoologia e Morfologia Animal.

Luísa Andrade Mendes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Biociências da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), na linha de pesquisa Biologia Animal e Evolução, com foco na revisão sistemática e análise filogenética de evidência total da família Erythrinidae, integrando dados anatômicos e moleculares. Mestre em Biociências (2025) pelo mesmo programa, onde desenvolveu a revisão taxonômica da espécie Hoplias malabaricus (Bloch, 1794) no Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba, no litoral Norte Fluminense do Rio de Janeiro. Licenciada em Ciências Biológicas pela UERJ (2023), possui experiência com metodologias ativas no ensino de Zoologia, tendo atuado como bolsista do programa Prodocência e como monitora de Paleozoologia. Seus principais interesses incluem anatomia, genética, taxonomia e sistemática de peixes recentes, utilizando abordagens morfológicas e moleculares para investigar a biodiversidade e os processos evolutivos desses organismos.

 

Danilo Souza Ferreira de Araujo , Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Atualmente mestrando no Programa de Pós-Graduação em Geociências (PPGG) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com ênfase na linha de pesquisa em estratigrafia e correlações geológicas, abordando aspectos de paleontologia e anatomia. Estou desenvolvendo uma dissertação intitulada "Revisão do gênero Araripichthys Santos, 1985 (Teleostei incertae sedis) do Cretáceo do Brasil, Venezuela, México e Marrocos: Importância Sistemática, Biogeográfica e Estratigráfica". Em 2023, obtive o grau de Licenciatura em Ciências Biológicas - pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Durante a graduação, atuei como estagiário no Laboratório de Ictiologia Aplicada: Anatomia e Evolução da UERJ, com interesse específico em Zoologia Aplicada, particularmente nas áreas de paleoictiologia, taxonomia, sistemática filogenética e biogeografia. Participei de projetos de Iniciação Científica, realizando revisão anatômica de peixes viventes (Hoplias malabaricus) pelo CNPq e de peixes fósseis (Clupavus brasiliensis) pela FAPERJ.

Diogo de Mayrinck, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2003). Tem Mestrado em Paleoictiologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2006). Doutorado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro em regime de co-tutela com a Université de Poitiers (França), em um estudo de peixes do mesozóico associados ao clado Otophysi (2010). Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em Paleoictiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: anatomia, taxonomia e sistemática filogenética. Professor Associado do Departamento de Ensino de Ciências e Biologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Paulo Marques Machado Brito, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professor Titular. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1B e Cientista do Nosso Estado da FAPERJ, possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Santa Úrsula (1984), mestrado em Geologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990) e doutorado em Paleontologia pelo Muséum National D`histoire Naturelle de Paris, França (1995). Desde 1996 é professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) onde dirige vários projetos de graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado. "Attaché-Honoraire" desde 2004 e "Membre Correspondant" do Muséum national d'Histoire naturelle desde 2014. É membro da Comissão de Coordenação do Programa de Pós-graduação em Biociências da UERJ desde 2009. Tem experiência nas áreas de Paleontologia e de Zoologia de Vertebrados, com ênfase em Peixes Mesozóicos e na Origem e Diversificação da Fauna Neotropical, atuando principalmente nos seguintes temas: actinopterygii, chondrichthyes, taxonomia, sistemática e biogeografia.

Citas

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Publicado

2025-09-09

Número

Sección

Artigos