Avaliação crítica da abordagem paleontológica em livros didáticos dos anos finais do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.5007/1982-5153.2025.e102826Palabras clave:
Paleontologia, ensino básico, pensamento evolutivo, ensino de biologiaResumen
A Paleontologia é uma ciência fundamental no processo de ensino-aprendizagem para a compreensão de processos naturais complexos e para a formação de cidadãos críticos, mas seu conhecimento ainda está restrito ao meio acadêmico. Este trabalho teve como objetivo destacar a importância do ensino de Paleontologia nos anos finais do Ensino Fundamental, por meio de uma análise crítica dos parâmetros curriculares e dos livros didáticos. Foram avaliados livros de 6º e 7º anos, analisando a unidade "Terra e Universo" em termos de abordagem teórica, recursos visuais, propostas de atividades e sugestões. Constatou-se que os livros apresentam inconsistências no ensino da Paleontologia, além de omitir temas importantes para a compreensão da temática evolução. Recomenda-se uma melhor abordagem do conteúdo paleontológico na BNCC, garantindo sua presença clara e objetiva nos livros didáticos.
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