Contribuições dos estudos de recepção audiovisual para a educação em ciências e saúde
DOI:
https://doi.org/10.5007/1982-5153.2015v8n2p143Resumen
Este artigo traz um panorama da elaboração de uma perspectiva teórica e analítica para pesquisas sobre o uso do audiovisual em contextos educativos, fundamentada nos estudos de recepção audiovisual tal como empreendidos pelos Estudos Holísticos de Mídia. Apresentamos os resultados mais relevantes obtidos nos últimos cinco anos a partir dessa perspectiva. Trazemos questões reconstruídas à luz de revisões, operações teóricas, questionamentos e dados empíricos produzidos por nosso grupo de investigação. Assumimos o pressuposto segundo o qual obras audiovisuais usadas em aula tendem a posicionar o aluno não somente como aprendiz, mas, especialmente, como espectador, o que implica admitir que esse tipo de situação educativa é mais complexa e multifacetada do que, a princípio, se poderia considerar. Os resultados mostram aspectos relativos a como alunos e professores se posicionam frente a materiais audiovisuais e acrescentam nuances a afirmações segundo as quais seu uso em aula é, em si mesmo, motivador e facilitador da aprendizagem.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os autores retêm os direitos autorais e direitos de publicação sobre suas obras, sem restrições.
Ao submeterem seus trabalhos, os autores concedem à Revista Alexandria o direito exclusivo de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International. Essa licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que seja dado o devido crédito de autoria e à publicação original neste periódico.
Os autores também têm permissão para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada do trabalho neste periódico (por exemplo: depositar em repositório institucional, disponibilizar em site pessoal, publicar traduções ou incluí-lo como capítulo de livro), desde que com reconhecimento da autoria e da publicação inicial na Revista Alexandria.
