Contribuições dos estudos de recepção audiovisual para a educação em ciências e saúde

Autores/as

  • Luiz Augusto Coimbra de Rezende Filho Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Wagner Gonçalves Bastos Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Américo de Araújo Pastor Junior Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Marcus Vinicius Pereira Instituto Federal do Rio de Janeiro
  • Marcia Bastos de Sá Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2015v8n2p143

Resumen

Este artigo traz um panorama da elaboração de uma perspectiva teórica e analítica para pesquisas sobre o uso do audiovisual em contextos educativos, fundamentada nos estudos de recepção audiovisual tal como empreendidos pelos Estudos Holísticos de Mídia. Apresentamos os resultados mais relevantes obtidos nos últimos cinco anos a partir dessa perspectiva. Trazemos questões reconstruídas à luz de revisões, operações teóricas, questionamentos e dados empíricos produzidos por nosso grupo de investigação. Assumimos o pressuposto segundo o qual obras audiovisuais usadas em aula tendem a posicionar o aluno não somente como aprendiz, mas, especialmente, como espectador, o que implica admitir que esse tipo de situação educativa é mais complexa e multifacetada do que, a princípio, se poderia considerar. Os resultados mostram aspectos relativos a como alunos e professores se posicionam frente a materiais audiovisuais e acrescentam nuances a afirmações segundo as quais seu uso em aula é, em si mesmo, motivador e facilitador da aprendizagem.

Biografía del autor/a

Luiz Augusto Coimbra de Rezende Filho, Universidade Federal do Rio de Janeiro

É graduado em Cinema, Mestre e Doutor em Comunicação. É professor no Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde (NUTES) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde atualmente coordena o Laboratório de Vídeo Educativo (LVE) e o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação em Ciências e Saúde. É bolsista Jovem Cientista do Nosso Estado da FAPERJ.

Wagner Gonçalves Bastos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

É graduado em História Natural, Mestre em Educação e Doutor em Educação em Ciências e Saúde. É professor da Faculdade de Formação de Professores (FFP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Américo de Araújo Pastor Junior, Universidade Federal do Rio de Janeiro

É graduado em Programação Visual (Design), Mestre em Educação em Ciências e Saúde. Atualmente cursa Doutorado em Educação em Ciências e Saúde.

Marcus Vinicius Pereira, Instituto Federal do Rio de Janeiro

É licenciado em Física, Mestre em Ensino de Ciências e Matemática e Doutor em Educação em Ciências e Saúde. É professor do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), onde atualmente é docente permanente do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências (PROPEC).

Marcia Bastos de Sá, Universidade Federal do Rio de Janeiro

É graduada em Psicologia e em Fisioterapia, Mestre e Doutora em Educação em Ciências e Saúde. Atualmente está em estágio de Pós-Doutorado no Laboratório de Vídeo Educativo do NUTES/UFRJ.

Publicado

2015-06-20