O que é ser-biólogo? Com a palavra o facebook
DOI:
https://doi.org/10.5007/1982-5153.2015v8n2p89Resumo
O que é ser biólogo? Que atributos deve reunir alguém que pretende seguir essa carreira? Tomando como objeto de análise enunciados sobre o ser-biólogo veiculados na rede social facebook, discutimos como este personagem aparece em textos que incitam modos de existência prescrevendo condutas, estabelecendo normas que funcionam como manuais definidores de comportamento, vestuário, atitudes e vocabulário. Segundo Foucault, somos constantemente atravessados por redes discursivas que nos capturam e acionam múltiplas tecnologias do eu que promovem condutas éticas disciplinares, que instauram políticas identitárias, delimitando critérios para o que é verdadeiro/falso, certo/errado, permitido/vetado. Partindo desse pressuposto, longe da pretensão de apontar o que tal discurso tem de verdadeiro ou falso, certo ou errado, intencionamos provocar estranhamentos, inquietar o olhar para ver com outros olhos e desconfiar daquele ordenamento aparentemente natural. Caminhando, assim, para a compreensão de que o que consideramos verdade, não existe fora de jogos de poder-saber
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores cedem à revista Alexandria os direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International. Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.