O que é ser-biólogo? Com a palavra o facebook

Autores

  • Sandra Nazaré Dias Bastos Universidade Federal do Pará – Campus de Bragança
  • Sílvia Nogueira Chaves Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2015v8n2p89

Resumo

O que é ser biólogo? Que atributos deve reunir alguém que pretende seguir essa carreira? Tomando como objeto de análise enunciados sobre o ser-biólogo veiculados na rede social facebook, discutimos como este personagem aparece em textos que incitam modos de existência prescrevendo condutas, estabelecendo normas que funcionam como manuais definidores de comportamento, vestuário, atitudes e vocabulário. Segundo Foucault, somos constantemente atravessados por redes discursivas que nos capturam e acionam múltiplas tecnologias do eu que promovem condutas éticas disciplinares, que instauram políticas identitárias, delimitando critérios para o que é verdadeiro/falso, certo/errado, permitido/vetado. Partindo desse pressuposto, longe da pretensão de apontar o que tal discurso tem de verdadeiro ou falso, certo ou errado, intencionamos provocar estranhamentos, inquietar o olhar para ver com outros olhos e desconfiar daquele ordenamento aparentemente natural. Caminhando, assim, para a compreensão de que o que consideramos verdade, não existe fora de jogos de poder-saber

 

Biografia do Autor

Sandra Nazaré Dias Bastos, Universidade Federal do Pará – Campus de Bragança

Graduada em Licenciatura Plena em Biologia pela Universidade Federal do Pará; Mestre em Biologia Ambiental pela Universidade Federal do Pará; Doutora em Educação em Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-em Educação em Ciências do Instituto de Educação Matemática e Científica da UFPA; Professora Adjunto nível III da Universidade Federal do Pará, Faculdade de Ciências Biológicas do Campus de Bragança.

Sílvia Nogueira Chaves, Universidade Federal do Pará

Graduada em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pará (1986), Mestre (1993) e Doutora (2000) em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2000). Professora Associada III. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Cultura e Subjetividade na Educação em Ciências do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas da Universidade Federal do Pará, no qual é docente.

Downloads

Publicado

2015-06-20

Edição

Seção

Artigos