A matematização em atividades de modelagem matemática

Autores

  • Lourdes Maria Werle de Almeida Universidade Estadual de Londrina
  • Heloísa Cristina da Silva Universidade Tecnológica Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2015v8n3p207

Resumo

A matematização vem acompanhando o desenvolvimento da humanidade. No âmbito da Educação Matemática a referência à matematização foi se configurando a partir das ideias de Hans Freudenthal na década de 1960. Suas ideias vêm merecendo atenção em diferentes linhas de pesquisa na área. Neste artigo, em particular, reportamo-nos à Modelagem Matemática. Apresentamos nosso entendimento de modelagem, trazendo à baila diferentes ciclos de modelagem discutidos na literatura. Para buscar evidências de como a matematização é realizada por alguns estudantes quando envolvidos com atividades de Modelagem Matemática, analisamos atividade desenvolvida por um grupo de alunas. A pesquisa permite concluir que se, por um lado, os esquemas indicam que o ciclo de modelagem integra a matematização, por outro lado, a análise do que as alunas fizeram revela que a matematização é uma ação relevante no desenvolvimento da atividade. O sucesso ou insucesso dos alunos na atividade está, em grande medida, associado ao sucesso ou insucesso da matematização que realizam.

Biografia do Autor

Lourdes Maria Werle de Almeida, Universidade Estadual de Londrina

É licenciada em Matemática pela UNIOESTE, mestre em Matemática pela UEL, doutora em Engenharia de Produção pela UFSC com pós-doutorado na UFSC na área de Educação Matemática. Docente da UEL e do programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação da UEL

Heloísa Cristina da Silva, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

É licenciada em Matemática pela Universidade Federal de Santa Catarina, mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina. Atualmente é Professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Downloads

Publicado

2015-11-26

Edição

Seção

Artigos