A matematização em atividades de modelagem matemática
DOI:
https://doi.org/10.5007/1982-5153.2015v8n3p207Resumo
A matematização vem acompanhando o desenvolvimento da humanidade. No âmbito da Educação Matemática a referência à matematização foi se configurando a partir das ideias de Hans Freudenthal na década de 1960. Suas ideias vêm merecendo atenção em diferentes linhas de pesquisa na área. Neste artigo, em particular, reportamo-nos à Modelagem Matemática. Apresentamos nosso entendimento de modelagem, trazendo à baila diferentes ciclos de modelagem discutidos na literatura. Para buscar evidências de como a matematização é realizada por alguns estudantes quando envolvidos com atividades de Modelagem Matemática, analisamos atividade desenvolvida por um grupo de alunas. A pesquisa permite concluir que se, por um lado, os esquemas indicam que o ciclo de modelagem integra a matematização, por outro lado, a análise do que as alunas fizeram revela que a matematização é uma ação relevante no desenvolvimento da atividade. O sucesso ou insucesso dos alunos na atividade está, em grande medida, associado ao sucesso ou insucesso da matematização que realizam.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais aos artigos da revista são do autor, com direitos de primeira publicação à revista. Devido ao fato de aparecerem neste periódico de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicações inicial nesta revista.
Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia. UFSC, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil - - - ISSN 1982-5153 - - - esta obra foi licenciada com uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional - CC BY