A matematização em atividades de modelagem matemática

Autor/innen

  • Lourdes Maria Werle de Almeida Universidade Estadual de Londrina
  • Heloísa Cristina da Silva Universidade Tecnológica Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2015v8n3p207

Abstract

A matematização vem acompanhando o desenvolvimento da humanidade. No âmbito da Educação Matemática a referência à matematização foi se configurando a partir das ideias de Hans Freudenthal na década de 1960. Suas ideias vêm merecendo atenção em diferentes linhas de pesquisa na área. Neste artigo, em particular, reportamo-nos à Modelagem Matemática. Apresentamos nosso entendimento de modelagem, trazendo à baila diferentes ciclos de modelagem discutidos na literatura. Para buscar evidências de como a matematização é realizada por alguns estudantes quando envolvidos com atividades de Modelagem Matemática, analisamos atividade desenvolvida por um grupo de alunas. A pesquisa permite concluir que se, por um lado, os esquemas indicam que o ciclo de modelagem integra a matematização, por outro lado, a análise do que as alunas fizeram revela que a matematização é uma ação relevante no desenvolvimento da atividade. O sucesso ou insucesso dos alunos na atividade está, em grande medida, associado ao sucesso ou insucesso da matematização que realizam.

Autor/innen-Biografien

Lourdes Maria Werle de Almeida, Universidade Estadual de Londrina

É licenciada em Matemática pela UNIOESTE, mestre em Matemática pela UEL, doutora em Engenharia de Produção pela UFSC com pós-doutorado na UFSC na área de Educação Matemática. Docente da UEL e do programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação da UEL

Heloísa Cristina da Silva, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

É licenciada em Matemática pela Universidade Federal de Santa Catarina, mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina. Atualmente é Professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Veröffentlicht

2015-11-26

Ausgabe

Rubrik

Artigos