Estratégias de comunicação dos resultados de pesquisas clínicas: a visão dos voluntários de ensaios clínicos

Autores

  • Michele Machado Meirelles de Barros Fundação Oswaldo Cruz – Rio de Janeiro
  • Claudia Teresa Vieira de Souza Fundação Oswaldo Cruz – Rio de Janeiro
  • Maria Cristina Soares Guimarães Fundação Oswaldo Cruz – Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2015v8n3p27

Resumo

Com o objetivo de identificar e descrever estratégias de comunicação dos resultados de uma pesquisa clínica desenvolvida no Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI)/Fundação Oswaldo Cruz, o presente artigo contempla questões fundamentais para se refletir sobre novos e diferentes paradigmas de produção compartilhada de conhecimento e o acesso à informação como um direito do cidadão. Assim alguns questionamentos nortearam o desenvolvimento deste trabalho no âmbito da divulgação e acesso aos resultados das pesquisas clínicas realizadas no INI. Optou-se pela metodologia qualitativa, utilizando a técnica do Grupo Focal. Diante dos resultados encontrados, destaca-se o interesse dos voluntários em compartilhar informações, e a necessidade de investimento na elaboração de material impresso, como estratégia de envolvimento e de inserção no contexto da pesquisa clínica. Acredita-se que trabalhos desta natureza contribuam para promoção da saúde através de ações coletivas, com o propósito de transformar os cidadãos em participantes ativos das decisões da vida social.

Biografia do Autor

Michele Machado Meirelles de Barros, Fundação Oswaldo Cruz – Rio de Janeiro

Mestre em Ciências pelo Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde/Fundação Oswaldo Cruz (2012), Especialista em aprendizagem em Matemática pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (2010), Especialista em Administração em Saúde pelo Instituto a Vez do Mestre da Universidade Cândido Mendes (2009) e Graduada em Licenciatura Plena em Matemática pelo Centro Universitário Augusto Motta (2007). Assistente de Projetos no Laboratório de Pesquisa em Epidemiologia e Determinação Social da Saúde do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas/Fundação Oswaldo Cruz e Presidente da Associação sem fins lucrativos “Centro de Estudos Interdisciplinares em Saúde, Educação e Ambiente (CEISE)”.

Claudia Teresa Vieira de Souza, Fundação Oswaldo Cruz – Rio de Janeiro

Pós-Doutoramento em Sociologia da Saúde/Saúde Pública pelo Centro de Estudos Sociais na Universidade de Coimbra, Portugal (2011), Doutora (2001), Mestre (1996) e Especialista (1990) em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública/Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Especialista em Enfermagem do Trabalho pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989), Graduada em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Gama Filho (1985). É Pesquisadora Titular em Saúde Pública da Fiocruz. Atualmente é Chefe do Laboratório de Pesquisa em Epidemiologia e Determinação Social da Saúde do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI)/Fiocruz. Membro do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Pesquisa Clínica em Doenças Infecciosas do INI e da Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde do Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz. Membro Efetivo do Comitê de Ética e Pesquisa do INI. Coordenadora de projetos de pesquisa em Saúde Pública. Coordenadora da Comissão de Projetos Sociais do INI. Tem experiência na área de Saúde Pública, principalmente em Determinação Social da Saúde, Epidemiologia, Promoção da Saúde e Prevenção das Doenças Infecciosas e outros Agravos à Saúde, Educação em Saúde e Ambiente, Divulgação e Popularização da ciência, Ensino Formal e Não Formal em Biociências e Saúde.

Maria Cristina Soares Guimarães, Fundação Oswaldo Cruz – Rio de Janeiro

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, convênio Instituto Brasileiro de Informação Científica e Tecnológica (1998), Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, convênio Instituto Brasileiro de Informação Científica e Tecnológica (1992), Graduada em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1982). Pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz, no Laboratório de Informação Científica e Tecnológica em Saúde do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica (ICICT). Vice-diretora de Informação e Comunicação do ICICT, coordenadora do Curso de Informação Científica e Tecnológica em Saúde do ICICT, sendo também docente permanente e orientadora de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde do ICICT. Tem experiência nas áreas: Informação científica e tecnológica em saúde, Gestão da informação, Avaliação em C&T, Socialização da informação e Estudos Sociais da Ciência e Tecnologia Científica.

Downloads

Publicado

2015-11-26

Edição

Seção

Artigos