Estratégias de comunicação dos resultados de pesquisas clínicas: a visão dos voluntários de ensaios clínicos
DOI:
https://doi.org/10.5007/1982-5153.2015v8n3p27Resumo
Com o objetivo de identificar e descrever estratégias de comunicação dos resultados de uma pesquisa clínica desenvolvida no Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI)/Fundação Oswaldo Cruz, o presente artigo contempla questões fundamentais para se refletir sobre novos e diferentes paradigmas de produção compartilhada de conhecimento e o acesso à informação como um direito do cidadão. Assim alguns questionamentos nortearam o desenvolvimento deste trabalho no âmbito da divulgação e acesso aos resultados das pesquisas clínicas realizadas no INI. Optou-se pela metodologia qualitativa, utilizando a técnica do Grupo Focal. Diante dos resultados encontrados, destaca-se o interesse dos voluntários em compartilhar informações, e a necessidade de investimento na elaboração de material impresso, como estratégia de envolvimento e de inserção no contexto da pesquisa clínica. Acredita-se que trabalhos desta natureza contribuam para promoção da saúde através de ações coletivas, com o propósito de transformar os cidadãos em participantes ativos das decisões da vida social.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais aos artigos da revista são do autor, com direitos de primeira publicação à revista. Devido ao fato de aparecerem neste periódico de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicações inicial nesta revista.
Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia. UFSC, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil - - - ISSN 1982-5153 - - - esta obra foi licenciada com uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional - CC BY