Considerações sobre propostas experimentais de baixo custo em mecânica apresentadas em revistas da área de ensino
DOI:
https://doi.org/10.5007/1982-5153.2016v9n1p131Resumo
O objetivo deste trabalho foi analisar as características educativas das propostas experimentais de baixo custo apresentadas em revistas brasileiras da área de Ensino qualificadas na base Qualis 2014 entre A1 e B1, quanto ao papel do professor e do aluno na atividade, ao nível de ensino privilegiado, ao tipo de roteiro utilizado e ao tipo de material apresentado, tendo como recorte o conteúdo específico de Mecânica. O período compreendido nesta investigação inicia-se com os artigos publicados desde a primeira edição dessas revistas até o ano de 2014. Um resultado relevante desta investigação é a constatação de que o Caderno Brasileiro de Ensino de Física (CBEF) tem publicado a maior parte dos artigos que tratam de experimentos de baixo custo em Mecânica. Além disso, a maior parte destes artigos está direcionada para a Educação Básica. Outro dado relevante está no fato de que a maioria das propostas experimentais de baixo custo está vinculada a trabalhos de verificação e demonstração.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores cedem à revista Alexandria os direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International. Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.