Considerações sobre propostas experimentais de baixo custo em mecânica apresentadas em revistas da área de ensino

Autores

  • Waldemir de Paula Silveira Universidade Estadual “Júlio de Mesquita Filho”
  • Agenor Pina da Silva Universidade Federal de Itajubá
  • Luciano Fernandes Silva Universidade Federal de Itajubá e Programa de Pós-Graduação em Educação – Universidade Estadual “Júlio de Mesquita Filho” de Rio Claro

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2016v9n1p131

Resumo

O objetivo deste trabalho foi analisar as características educativas das propostas experimentais de baixo custo apresentadas em revistas brasileiras da área de Ensino qualificadas na base Qualis 2014 entre A1 e B1, quanto ao papel do professor e do aluno na atividade, ao nível de ensino privilegiado, ao tipo de roteiro utilizado e ao tipo de material apresentado, tendo como recorte o conteúdo específico de Mecânica. O período compreendido nesta investigação inicia-se com os artigos publicados desde a primeira edição dessas revistas até o ano de 2014. Um resultado relevante desta investigação é a constatação de que o Caderno Brasileiro de Ensino de Física (CBEF) tem publicado a maior parte dos artigos que tratam de experimentos de baixo custo em Mecânica. Além disso, a maior parte destes artigos está direcionada para a Educação Básica. Outro dado relevante está no fato de que a maioria das propostas experimentais de baixo custo está vinculada a trabalhos de verificação e demonstração.

Biografia do Autor

Waldemir de Paula Silveira, Universidade Estadual “Júlio de Mesquita Filho”

Licenciado em Física pela Universidade de São Paulo. Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade Federal de Itajubá e doutorando no programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”.

Agenor Pina da Silva, Universidade Federal de Itajubá

Bacharel e Licenciado em Física pela Universidade Federal Fluminense. Mestre em Física de Partículas e Campos pela Universidade de São Paulo. Doutor em Astrofísica pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Professor Associado na Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI). Atua no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências da UNIFEI.

Luciano Fernandes Silva, Universidade Federal de Itajubá e Programa de Pós-Graduação em Educação – Universidade Estadual “Júlio de Mesquita Filho” de Rio Claro

Doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) de Araraquara. Professor do Instituto de Física e Química da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI). Atua nos Programas de Pós-Graduação em Educação em Ciências da UNIFEI e de Pós-Graduação em Educação da UNESP de Rio Claro, SP, Brasil.

Downloads

Publicado

2016-05-25

Edição

Seção

Artigos