Considerações sobre propostas experimentais de baixo custo em mecânica apresentadas em revistas da área de ensino

Autor/innen

  • Waldemir de Paula Silveira Universidade Estadual “Júlio de Mesquita Filho”
  • Agenor Pina da Silva Universidade Federal de Itajubá
  • Luciano Fernandes Silva Universidade Federal de Itajubá e Programa de Pós-Graduação em Educação – Universidade Estadual “Júlio de Mesquita Filho” de Rio Claro

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2016v9n1p131

Abstract

O objetivo deste trabalho foi analisar as características educativas das propostas experimentais de baixo custo apresentadas em revistas brasileiras da área de Ensino qualificadas na base Qualis 2014 entre A1 e B1, quanto ao papel do professor e do aluno na atividade, ao nível de ensino privilegiado, ao tipo de roteiro utilizado e ao tipo de material apresentado, tendo como recorte o conteúdo específico de Mecânica. O período compreendido nesta investigação inicia-se com os artigos publicados desde a primeira edição dessas revistas até o ano de 2014. Um resultado relevante desta investigação é a constatação de que o Caderno Brasileiro de Ensino de Física (CBEF) tem publicado a maior parte dos artigos que tratam de experimentos de baixo custo em Mecânica. Além disso, a maior parte destes artigos está direcionada para a Educação Básica. Outro dado relevante está no fato de que a maioria das propostas experimentais de baixo custo está vinculada a trabalhos de verificação e demonstração.

Autor/innen-Biografien

Waldemir de Paula Silveira, Universidade Estadual “Júlio de Mesquita Filho”

Licenciado em Física pela Universidade de São Paulo. Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade Federal de Itajubá e doutorando no programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”.

Agenor Pina da Silva, Universidade Federal de Itajubá

Bacharel e Licenciado em Física pela Universidade Federal Fluminense. Mestre em Física de Partículas e Campos pela Universidade de São Paulo. Doutor em Astrofísica pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Professor Associado na Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI). Atua no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências da UNIFEI.

Luciano Fernandes Silva, Universidade Federal de Itajubá e Programa de Pós-Graduação em Educação – Universidade Estadual “Júlio de Mesquita Filho” de Rio Claro

Doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) de Araraquara. Professor do Instituto de Física e Química da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI). Atua nos Programas de Pós-Graduação em Educação em Ciências da UNIFEI e de Pós-Graduação em Educação da UNESP de Rio Claro, SP, Brasil.

Veröffentlicht

2016-05-25

Ausgabe

Rubrik

Artigos