Memórias da escola: narrativas de formadores de professores de matemática
DOI:
https://doi.org/10.5007/1982-5153.2017v10n1p221Resumo
Neste artigo, temos como objetivo conhecer a constituição dos saberes docentes de professores da Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), considerando as experiências vividas na escolarização anterior à Educação Superior. Interessa perceber como esses docentes rememoram e refletem sobre essas experiências. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com o uso de entrevistas narrativas. Os relatos dos entrevistados revelaram metodologias de ensino usadas pelos seus antigos professores, o cotidiano das escolas que frequentaram e os professores que lhes foram marcantes. Apesar da distância temporal, as experiências escolares dos docentes permanecem vivas e servem de justificativas para as suas escolhas profissionais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores retêm os direitos autorais e direitos de publicação sobre suas obras, sem restrições.
Ao submeterem seus trabalhos, os autores concedem à Revista Alexandria o direito exclusivo de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International. Essa licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que seja dado o devido crédito de autoria e à publicação original neste periódico.
Os autores também têm permissão para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada do trabalho neste periódico (por exemplo: depositar em repositório institucional, disponibilizar em site pessoal, publicar traduções ou incluí-lo como capítulo de livro), desde que com reconhecimento da autoria e da publicação inicial na Revista Alexandria.
