Memórias da escola: narrativas de formadores de professores de matemática

Francisco das Chagas Silva Souza, Augusto Sávio Guimarães do Nascimento

Resumo


Neste artigo, temos como objetivo conhecer a constituição dos saberes docentes de professores da Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), considerando as experiências vividas na escolarização anterior à Educação Superior. Interessa perceber como esses docentes rememoram e refletem sobre essas experiências. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com o uso de entrevistas narrativas. Os relatos dos entrevistados revelaram metodologias de ensino usadas pelos seus antigos professores, o cotidiano das escolas que frequentaram e os professores que lhes foram marcantes. Apesar da distância temporal, as experiências escolares dos docentes permanecem vivas e servem de justificativas para as suas escolhas profissionais.


Palavras-chave


Formação docente; Escolarização; Memória; Entrevista narrativa

Texto completo:

PDF/A


DOI: http://dx.doi.org/10.5007/1982-5153.2017v10n1p221

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Alexandria: R. Educ. Ci. Tec., Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. ISSN 1982-5153

Licença Creative Commons

Está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.