Memórias da escola: narrativas de formadores de professores de matemática

Autores

  • Francisco das Chagas Silva Souza Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - Campus Mossoró
  • Augusto Sávio Guimarães do Nascimento Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - Campus Mossoró

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2017v10n1p221

Palavras-chave:

Formação docente, Escolarização, Memória, Entrevista narrativa

Resumo

Neste artigo, temos como objetivo conhecer a constituição dos saberes docentes de professores da Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), considerando as experiências vividas na escolarização anterior à Educação Superior. Interessa perceber como esses docentes rememoram e refletem sobre essas experiências. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com o uso de entrevistas narrativas. Os relatos dos entrevistados revelaram metodologias de ensino usadas pelos seus antigos professores, o cotidiano das escolas que frequentaram e os professores que lhes foram marcantes. Apesar da distância temporal, as experiências escolares dos docentes permanecem vivas e servem de justificativas para as suas escolhas profissionais.

Biografia do Autor

Francisco das Chagas Silva Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - Campus Mossoró

Doutor em Educação (UFRN). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, campus Mossoró, onde leciona no Programa de Pós-Graduação em Ensino (IFRN/UERN/UFERSA) e no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT-Polo IFRN).

Augusto Sávio Guimarães do Nascimento, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - Campus Mossoró

Graduado em Licenciatura Plena em Matemática pelo IFRN – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Campus Mossoró. Especialista em Ensino de Matemática (IFRN), mestrando pelo Programa de Pós-graduação em Ensino (IFRN/UERN/UFERSA). Professor de Matemática na rede privada de Mossoró.

Downloads

Publicado

2017-05-30

Edição

Seção

Artigos