Desencanto, abandono e escassez: o desafio da formação de professores de matemática
DOI:
https://doi.org/10.5007/1982-5153.2017v10n1p239Resumen
O presente trabalho é um recorte da pesquisa que investiga a opinião dos egressos de uma universidade pública do Maranhão, que, no momento, não exercem a docência, por opção própria. Fato este que traz para o campo profissional a escassez de professores para atender a demanda da Educação Básica. Problemática que desafia tanto os cursos de formação de professor quanto às autoridades educacionais na busca de ação/resposta, no sentido de despertar nos discentes (licenciandos) o desejo de assumir e permanecer na docência. Para a coleta de dados, utilizou-se um questionário que foi respondido por 73,17% dos licenciandos que cursavam os últimos períodos em 2014, e haviam cursado a disciplina Estágio Supervisionado. Os dados coletados apontaram para a necessidade da construção de competências que conferissem aos futuros professores, autonomia e segurança para enfrentar o confronto com as situações reais do exercício profissional e assim assumir e permanecer na docência.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os autores retêm os direitos autorais e direitos de publicação sobre suas obras, sem restrições.
Ao submeterem seus trabalhos, os autores concedem à Revista Alexandria o direito exclusivo de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International. Essa licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que seja dado o devido crédito de autoria e à publicação original neste periódico.
Os autores também têm permissão para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada do trabalho neste periódico (por exemplo: depositar em repositório institucional, disponibilizar em site pessoal, publicar traduções ou incluí-lo como capítulo de livro), desde que com reconhecimento da autoria e da publicação inicial na Revista Alexandria.
