Aplicações para o ensino de equações diferenciais

Autores

  • Sonia Barbosa Camargo Igliori Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Marcio Vieira Almeida Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2017v10n1p257

Resumo

Este artigo se insere no âmbito das pesquisas relacionadas ao ensino e à aprendizagem da Matemática no Ensino Superior, em especial o ensino e a aprendizagem do Cálculo Diferencial e Integral nos cursos de Exatas. Nele são apresentadas duas aplicações para a noção de solução de uma equação diferencial, referenciadas teoricamente pela noção de retidão local, formulada pelo pesquisador inglês David Tall. Na primeira é explorada a noção de campo de direções da equação. Na segunda é adaptada uma situação desenvolvida pelo pesquisador inglês para o esboço de uma curva solução de uma equação diferencial. A elaboração dessas aplicações toma por base a necessidade de integrar teoria e prática no campo da Educação Matemática e de produzir materiais para o ensino, baseados em resultados de pesquisas. Espera-se que tais aplicações favoreçam a formação, no aprendiz, de conceitos imagens ricos relativamente ao conceito matemático tratado.

Biografia do Autor

Sonia Barbosa Camargo Igliori, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Realizou estágio de pós doutorado na Université Paris VII, França, de 1995 a 1996, com Michèle Artigue. Doutorou-se em Matemática pela PUC-SP em 1986, na área de Análise Funcional e teve orientação de Domingos Pisaneli. É professora titular da PUC-SP. É professora permanente do Programa de Estudos Pós Graduados em Educação Matemática, tendo sido coordenadora desse Programa de 1995 a 2005, e no biênio 2011-2013. Foi editora da revista "Educação Matemática Pesquisa" e atualmente é editora da revista "Ensino de Matemática em Debate". É uma das criadoras do GT 19 de Educação Matemática da ANPEd, tendo sido a primeira coordenadora. É membro do GT 4 do "Ensino Superior" da Sociedade Brasileira de Educação Matemática. É líder do grupo de pesquisa do CNPq denominado: "O elementar e o superior em Matemática" e, até o momento, orientou 6 teses de doutorado e co-orientou 2; orientou 30 dissertações de mestrado sendo 27 em Educação Matemática e 3 em Matemática, e 11 projetos de Iniciação Científica. Publicou capítulos de livros e artigos em periódicos nacionais e internacional. Atualmente assume a função de Chefe do Departamento de Matemática da PUC/SP, gestão 2013-2015.

Marcio Vieira Almeida, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade de São Paulo (2009), mestre em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2013) e atualmente doutorando do Programa de Estudos Pós-graduados em Educação Matemática da PUC/SP. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de cálculo, cálculo diferencial e integral, aprendizagem do Cálculo Diferencial e Integral.

Downloads

Publicado

2017-05-30

Edição

Seção

Artigos