Applications for teaching differential

Authors

  • Sonia Barbosa Camargo Igliori Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Marcio Vieira Almeida Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2017v10n1p257

Abstract

This paper fits the area of Mathematics Education at Higher Education, especially the area of studies concerning the teaching and learning of Differential and Integral Calculus. It is presented two applications for the differential equation solutions, theoretically referenced by the notion of local straightness, formulated by David Tall. The first application is explored the notion of slope field. The second one is adapted a situation developed by English researcher for a sketch of a solution curve of a differential equation. The development of these applications is based on the need to integrate theory and practice in the field of mathematics education and to produce materials for teaching, based on research results. It is expected that such applications to promote development of rich concepts images in the student, in the relation to the treaty mathematical concept.

Author Biographies

Sonia Barbosa Camargo Igliori, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Realizou estágio de pós doutorado na Université Paris VII, França, de 1995 a 1996, com Michèle Artigue. Doutorou-se em Matemática pela PUC-SP em 1986, na área de Análise Funcional e teve orientação de Domingos Pisaneli. É professora titular da PUC-SP. É professora permanente do Programa de Estudos Pós Graduados em Educação Matemática, tendo sido coordenadora desse Programa de 1995 a 2005, e no biênio 2011-2013. Foi editora da revista "Educação Matemática Pesquisa" e atualmente é editora da revista "Ensino de Matemática em Debate". É uma das criadoras do GT 19 de Educação Matemática da ANPEd, tendo sido a primeira coordenadora. É membro do GT 4 do "Ensino Superior" da Sociedade Brasileira de Educação Matemática. É líder do grupo de pesquisa do CNPq denominado: "O elementar e o superior em Matemática" e, até o momento, orientou 6 teses de doutorado e co-orientou 2; orientou 30 dissertações de mestrado sendo 27 em Educação Matemática e 3 em Matemática, e 11 projetos de Iniciação Científica. Publicou capítulos de livros e artigos em periódicos nacionais e internacional. Atualmente assume a função de Chefe do Departamento de Matemática da PUC/SP, gestão 2013-2015.

Marcio Vieira Almeida, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade de São Paulo (2009), mestre em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2013) e atualmente doutorando do Programa de Estudos Pós-graduados em Educação Matemática da PUC/SP. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de cálculo, cálculo diferencial e integral, aprendizagem do Cálculo Diferencial e Integral.

Published

2017-05-30

Issue

Section

Artigos