Um olhar para o conceito de átomo: contribuições da epistemologia de Bachelard

Jheniffer Micheline Cortez dos Reis, Neide Maria Michellan Kiouranis, Marcelo Pimentel da Silveira

Resumo


http://dx.doi.org/10.5007/1982-5153.2017v10n1p3

Neste artigo discutimos o conceito de átomo na perspectiva epistemológica de Gaston Bachelard, filósofo e poeta francês do século XX. Com o objetivo de promover reflexões acerca da teoria atômica, valemo-nos das obras: Pluralismo Coerente da Química Moderna (1932) e Experiência do Espaço na Física Contemporânea (1937), publicadas por Bachelard na década de 1930. Inicialmente apresentamos um cenário que diz respeito às principais contribuições epistemológicas e posições pedagógicas discutidas nestas obras. Num segundo momento, buscamos alguns resultados de pesquisas sobre o ensino de teoria atômica na área científica com foco epistemológico. Por fim, entendemos que o olhar para as obras em questão e os resultados das pesquisas trazidos neste trabalho, permitem reflexões importantes sobre o contexto histórico e suas implicações para o ensino dos conceitos relacionados ao modelo atômico.


Palavras-chave


Ensino de química; Modelo atômico; Epistemologia bachelardiana

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DOI: http://dx.doi.org/10.5007/1982-5153.2017v10n1p3

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Alexandria: R. Educ. Ci. Tec., Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. ISSN 1982-5153

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