Um olhar para o conceito de átomo: contribuições da epistemologia de Bachelard

Autores

  • Jheniffer Micheline Cortez dos Reis Universidade Estadual de Maringá
  • Neide Maria Michellan Kiouranis Universidade Estadual de Maringá
  • Marcelo Pimentel da Silveira Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2017v10n1p3

Resumo

Neste artigo discutimos o conceito de átomo na perspectiva epistemológica de Gaston Bachelard, filósofo e poeta francês do século XX. Com o objetivo de promover reflexões acerca da teoria atômica, valemo-nos das obras: Pluralismo Coerente da Química Moderna (1932) e Experiência do Espaço na Física Contemporânea (1937), publicadas por Bachelard na década de 1930. Inicialmente apresentamos um cenário que diz respeito às principais contribuições epistemológicas e posições pedagógicas discutidas nestas obras. Num segundo momento, buscamos alguns resultados de pesquisas sobre o ensino de teoria atômica na área científica com foco epistemológico. Por fim, entendemos que o olhar para as obras em questão e os resultados das pesquisas trazidos neste trabalho, permitem reflexões importantes sobre o contexto histórico e suas implicações para o ensino dos conceitos relacionados ao modelo atômico.

Biografia do Autor

Jheniffer Micheline Cortez dos Reis, Universidade Estadual de Maringá

Licenciada em Química pela Universidade Estadual de Maringá, mestra e doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática da mesma universidade. Especialista em Ensino de Ciências pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Atualmente é professora na área de Ensino de Química no Departamento de Química da Universidade Estadual de Maringá.

Neide Maria Michellan Kiouranis, Universidade Estadual de Maringá

Doutora em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista, UNESP, Bauru, Brasil (2009), mestra em Ensino de Química pela Universidade de São Paulo (2001), graduação em Química (Licenciatura) pela APEC/Presidente Prudente e Licenciatura em Ciências pela Universidade Estadual de Maringá (1975). Atualmente é professora adjunta da Universidade Estadual de Maringá, Departamento de Química. Tem experiência na área de Ensino de Química. Participa do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e Matemática com orientação (mestrado e doutorado), atuando principalmente nas seguintes linhas de pesquisa: Formação Inicial e Continuada de Professores e Epistemologia.

Marcelo Pimentel da Silveira, Universidade Estadual de Maringá

Bacharel e licenciado em Química, mestrado e doutorado em Ensino de Ciências - Modalidade Química pelo Programa Interunidades em Ensino de Ciências - Universidade de São Paulo. Professor Adjunto da Universidade Estadual de Maringá. Coordenador do Projeto PIBID Química/UEM. Coordenador do Grupo de Estudos em Ensino de Química da UEM. Coordenador do Curso de Química. Tem experiência na área de Ensino de Química. Participa do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e Matemática com orientação (mestrado), atuando principalmente nos seguintes temas de pesquisa: Formação Inicial e Continuada de Professores e relações entre ciência e arte, especificamente - química e literatura.

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Publicado

2017-05-30

Edição

Seção

Artigos