Focos da aprendizagem docente: um estudo com professores de química ex-bolsistas do PIBID

Autores

  • Cássia Emi Obara Universidade Estadual de Londrina
  • Fabiele Cristiane Dias Broietti Universidade Estadual de Londrina
  • Marinez Meneghello Passos Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2017v10n1p75

Palavras-chave:

Formação de professores, PIBID, Prática docente, Aprendizagem da docência

Resumo

Poucos artigos relatam contribuições na perspectiva de atuais professores ex-participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Para compor os dados deste artigo, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com ex-bolsistas, egressos do curso de licenciatura em Química e, atuantes na docência, com o objetivo de investigar a contribuição do programa para a aprendizagem docente. Fez-se uso dos Focos da Aprendizagem Docente (FAD), um instrumento analítico que apresenta propostas categóricas. Os sujeitos que mais expressaram Reflexão sobre a Docência são os que possuem maior experiência no magistério. O Interesse pela Docência e a Identidade Docente estão presentes nas falas de todos os sujeitos, o que mostrou estarem em processo de construção da sua identidade profissional. Desta forma, destacou-se que os entrevistados apresentaram suas primeiras impressões da carreira docente, na condição de profissionais, relacionando a atuação no PIBID como um período de aprendizagem de estratégias didático-pedagógicas diferenciadas e de apreciação à docência.

Biografia do Autor

Cássia Emi Obara, Universidade Estadual de Londrina

Mestranda em Ensino de Ciências e Matemática (2014) pela Universidade Estadual de Londrina (UEL – PR) e Graduada em Química com habilitação em Licenciatura (2013) pela mesma instituição e Graduada em Bacharelado em Nutrição (2004) pelo Centro Universitário Filadélfia (UniFil – PR). Atualmente é bolsista pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e participa do Grupo de Pesquisa em Educação em Ciências e Matemática (EDUCIM) também pela UEL – PR.

Fabiele Cristiane Dias Broietti, Universidade Estadual de Londrina

Licenciada em Química (UEL, 2004), Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática (UEL, 2008) e Doutora em Educação para a Ciência e a Matemática (UEM, 2013). Atualmente é professora adjunta no Departamento de Química da Universidade Estadual de Londrina e atua no programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática. Participou e participa de projetos e programas com foco na formação inicial e continuada de professores, sendo coordenadora de alguns deles. Pesquisa na área de ensino de ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino e aprendizagem em química, avaliação e o ensino de química, estratégias metodológicas para o ensino de química e formação de professores.

Marinez Meneghello Passos, Universidade Estadual de Londrina

Licenciada e Bacharel em Matemática (UEL, 1982), Mestre em Matemática (UEL, 1989), Mestre em Educação (UEL, 2004) e Doutora em Educação para a Ciência (UNESP, 2009). Atualmente é professora Sênior da Universidade Estadual de Londrina, atuando no programa de pós-graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática. Publicou diversos resultados de suas investigações e das pesquisas realizadas, com os demais membros dos grupos de estudo e de pesquisa dos quais participa em anais de eventos e em artigos em periódicos. Possui dezenas de livros publicados e inúmeros itens de produção técnica. Participou e participa de eventos relativos à sua área de pesquisa. Orientou diversos trabalhos de conclusão de curso na área de Educação, Ciências e Matemática. Participou e participa de diversos projetos na UEL, sendo coordenadora de alguns deles. Nos dias de hoje as temáticas centrais das investigações desenvolvidas são: análise qualitativa, formação de professores e espaços informais de aprendizagem.

Downloads

Publicado

2017-05-30

Edição

Seção

Artigos