Focos da aprendizagem docente: um estudo com professores de química ex-bolsistas do PIBID

Cássia Emi Obara, Fabiele Cristiane Dias Broietti, Marinez Meneghello Passos

Resumo


http://dx.doi.org/10.5007/1982-5153.2017v10n1p75

Poucos artigos relatam contribuições na perspectiva de atuais professores ex-participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Para compor os dados deste artigo, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com ex-bolsistas, egressos do curso de licenciatura em Química e, atuantes na docência, com o objetivo de investigar a contribuição do programa para a aprendizagem docente. Fez-se uso dos Focos da Aprendizagem Docente (FAD), um instrumento analítico que apresenta propostas categóricas. Os sujeitos que mais expressaram Reflexão sobre a Docência são os que possuem maior experiência no magistério. O Interesse pela Docência e a Identidade Docente estão presentes nas falas de todos os sujeitos, o que mostrou estarem em processo de construção da sua identidade profissional. Desta forma, destacou-se que os entrevistados apresentaram suas primeiras impressões da carreira docente, na condição de profissionais, relacionando a atuação no PIBID como um período de aprendizagem de estratégias didático-pedagógicas diferenciadas e de apreciação à docência.


Palavras-chave


Formação de professores; PIBID; Prática docente; Aprendizagem da docência

Texto completo:

PDF/A


DOI: http://dx.doi.org/10.5007/1982-5153.2017v10n1p75

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Alexandria: R. Educ. Ci. Tec., Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. ISSN 1982-5153

Licença Creative Commons

Está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.