Focos da aprendizagem docente: um estudo com professores de química ex-bolsistas do PIBID
DOI:
https://doi.org/10.5007/1982-5153.2017v10n1p75Abstract
Poucos artigos relatam contribuições na perspectiva de atuais professores ex-participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Para compor os dados deste artigo, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com ex-bolsistas, egressos do curso de licenciatura em Química e, atuantes na docência, com o objetivo de investigar a contribuição do programa para a aprendizagem docente. Fez-se uso dos Focos da Aprendizagem Docente (FAD), um instrumento analítico que apresenta propostas categóricas. Os sujeitos que mais expressaram Reflexão sobre a Docência são os que possuem maior experiência no magistério. O Interesse pela Docência e a Identidade Docente estão presentes nas falas de todos os sujeitos, o que mostrou estarem em processo de construção da sua identidade profissional. Desta forma, destacou-se que os entrevistados apresentaram suas primeiras impressões da carreira docente, na condição de profissionais, relacionando a atuação no PIBID como um período de aprendizagem de estratégias didático-pedagógicas diferenciadas e de apreciação à docência.
Downloads
Veröffentlicht
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Os autores retêm os direitos autorais e direitos de publicação sobre suas obras, sem restrições.
Ao submeterem seus trabalhos, os autores concedem à Revista Alexandria o direito exclusivo de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International. Essa licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que seja dado o devido crédito de autoria e à publicação original neste periódico.
Os autores também têm permissão para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada do trabalho neste periódico (por exemplo: depositar em repositório institucional, disponibilizar em site pessoal, publicar traduções ou incluí-lo como capítulo de livro), desde que com reconhecimento da autoria e da publicação inicial na Revista Alexandria.
