Focus of teaching learning: a study of chemistry teachers former participants of PIBID

Authors

  • Cássia Emi Obara Universidade Estadual de Londrina
  • Fabiele Cristiane Dias Broietti Universidade Estadual de Londrina
  • Marinez Meneghello Passos Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2017v10n1p75

Abstract

A few articles report contributions from the perspective of teachers who are former participants of the Institutional Scholarship Program Initiation to Teaching (PIBID). The data of this article was collected by semi-structured interviews with former participants, who were graduates in Chemistry Teaching and are currently working as teachers, aiming to investigate the program’s contribution to the teaching learning. Was employed the Teaching Learning Focus (FAD), an analytical tool that presents categorical proposals. The subjects who expressed more Reflection on the Teaching are those with greater experience in teaching. The Interest by Teaching and Teacher’s Identity are present in the speeches of all the subjects, which demonstrates the construction of their professional identity process. Thus, it was observed that the interviewed presented their first impressions of the teaching career as professionals, linking their participation in PIBID as a learning period of didactic and pedagogical strategies and assessment to teaching.

Author Biographies

Cássia Emi Obara, Universidade Estadual de Londrina

Mestranda em Ensino de Ciências e Matemática (2014) pela Universidade Estadual de Londrina (UEL – PR) e Graduada em Química com habilitação em Licenciatura (2013) pela mesma instituição e Graduada em Bacharelado em Nutrição (2004) pelo Centro Universitário Filadélfia (UniFil – PR). Atualmente é bolsista pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e participa do Grupo de Pesquisa em Educação em Ciências e Matemática (EDUCIM) também pela UEL – PR.

Fabiele Cristiane Dias Broietti, Universidade Estadual de Londrina

Licenciada em Química (UEL, 2004), Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática (UEL, 2008) e Doutora em Educação para a Ciência e a Matemática (UEM, 2013). Atualmente é professora adjunta no Departamento de Química da Universidade Estadual de Londrina e atua no programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática. Participou e participa de projetos e programas com foco na formação inicial e continuada de professores, sendo coordenadora de alguns deles. Pesquisa na área de ensino de ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino e aprendizagem em química, avaliação e o ensino de química, estratégias metodológicas para o ensino de química e formação de professores.

Marinez Meneghello Passos, Universidade Estadual de Londrina

Licenciada e Bacharel em Matemática (UEL, 1982), Mestre em Matemática (UEL, 1989), Mestre em Educação (UEL, 2004) e Doutora em Educação para a Ciência (UNESP, 2009). Atualmente é professora Sênior da Universidade Estadual de Londrina, atuando no programa de pós-graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática. Publicou diversos resultados de suas investigações e das pesquisas realizadas, com os demais membros dos grupos de estudo e de pesquisa dos quais participa em anais de eventos e em artigos em periódicos. Possui dezenas de livros publicados e inúmeros itens de produção técnica. Participou e participa de eventos relativos à sua área de pesquisa. Orientou diversos trabalhos de conclusão de curso na área de Educação, Ciências e Matemática. Participou e participa de diversos projetos na UEL, sendo coordenadora de alguns deles. Nos dias de hoje as temáticas centrais das investigações desenvolvidas são: análise qualitativa, formação de professores e espaços informais de aprendizagem.

Published

2017-05-30

Issue

Section

Artigos