A concepção de licenciandos sobre a biossegurança na atuação docente para o ensino prático de ciências e biologia
DOI:
https://doi.org/10.5007/1982-5153.2017v10n1p97Abstract
A Biossegurança define parâmetros e orientações necessárias a todos os níveis de educação quando da realização de atividades práticas experimentais em laboratório e em campo na área das Ciências Naturais, minimizando riscos de acidentes ao se manipular animais, objetos perfurocortantes e substâncias tóxicas. Para conhecermos as concepções de futuros professores de Ciências e Biologia à aplicação da Biossegurança, analisamos mapas conceituais e respostas a questionamentos referentes aos cuidados e alternativas em atividades práticas experimentais. Constatamos que são orientações pouco exploradas em suas formações, carecendo ampliá-las ainda na formação ou através de manuais que discutam e orientem professores e alunos da Educação Superior e/ou Básica aos cuidados que minimizem riscos de acidentes e proponham alternativas nas atividades práticas experimentais de ensino.
Downloads
Veröffentlicht
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Os autores retêm os direitos autorais e direitos de publicação sobre suas obras, sem restrições.
Ao submeterem seus trabalhos, os autores concedem à Revista Alexandria o direito exclusivo de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International. Essa licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que seja dado o devido crédito de autoria e à publicação original neste periódico.
Os autores também têm permissão para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada do trabalho neste periódico (por exemplo: depositar em repositório institucional, disponibilizar em site pessoal, publicar traduções ou incluí-lo como capítulo de livro), desde que com reconhecimento da autoria e da publicação inicial na Revista Alexandria.
