Recursos didáticos nas aritméticas da série Ordem e Progresso e da série Concórdia

Malcus Cassiano Kuhn, Arno Bayer

Resumo


O artigo tem por objetivo discutir recursos didáticos encontrados nas aritméticas da série Ordem e Progresso e da série Concórdia, baseando-se na história cultural. Essas aritméticas foram editadas pela Igreja Evangélica Luterana do Brasil para suas escolas, no Rio Grande do Sul, na primeira metade do século XX. Na análise de seis aritméticas se observaram: ilustrações para construção intuitiva do conceito de número e estudo das frações, unidades do sistema de medidas, sistema monetário e operações comerciais; propostas para utilização de materiais concretos no estudo do sistema decimal, quatro operações com números naturais, frações, números decimais e unidades do sistema de medidas. Os autores usaram a estratégia de empregar recursos didáticos que faziam parte de diferentes contextos da realidade dos alunos das escolas paroquiais luteranas gaúchas do século passado, com a expectativa de que os mesmos se apropriassem dos conhecimentos matemáticos.

Palavras-chave


Recursos didáticos; Série Ordem e Progresso; Série Concórdia; Ensino da matemática; Escolas paroquiais luteranas gaúchas

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DOI: http://dx.doi.org/10.5007/1982-5153.2017v10n2p147

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Alexandria: R. Educ. Ci. Tec., Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. ISSN 1982-5153

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