Recursos didáticos nas aritméticas da série Ordem e Progresso e da série Concórdia
DOI:
https://doi.org/10.5007/1982-5153.2017v10n2p147Resumen
O artigo tem por objetivo discutir recursos didáticos encontrados nas aritméticas da série Ordem e Progresso e da série Concórdia, baseando-se na história cultural. Essas aritméticas foram editadas pela Igreja Evangélica Luterana do Brasil para suas escolas, no Rio Grande do Sul, na primeira metade do século XX. Na análise de seis aritméticas se observaram: ilustrações para construção intuitiva do conceito de número e estudo das frações, unidades do sistema de medidas, sistema monetário e operações comerciais; propostas para utilização de materiais concretos no estudo do sistema decimal, quatro operações com números naturais, frações, números decimais e unidades do sistema de medidas. Os autores usaram a estratégia de empregar recursos didáticos que faziam parte de diferentes contextos da realidade dos alunos das escolas paroquiais luteranas gaúchas do século passado, com a expectativa de que os mesmos se apropriassem dos conhecimentos matemáticos.Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os autores retêm os direitos autorais e direitos de publicação sobre suas obras, sem restrições.
Ao submeterem seus trabalhos, os autores concedem à Revista Alexandria o direito exclusivo de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International. Essa licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que seja dado o devido crédito de autoria e à publicação original neste periódico.
Os autores também têm permissão para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada do trabalho neste periódico (por exemplo: depositar em repositório institucional, disponibilizar em site pessoal, publicar traduções ou incluí-lo como capítulo de livro), desde que com reconhecimento da autoria e da publicação inicial na Revista Alexandria.
