Recursos didáticos nas aritméticas da série Ordem e Progresso e da série Concórdia

Autores

  • Malcus Cassiano Kuhn Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - Campus Lajeado
  • Arno Bayer Universidade Luterana do Brasil

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2017v10n2p147

Resumo

O artigo tem por objetivo discutir recursos didáticos encontrados nas aritméticas da série Ordem e Progresso e da série Concórdia, baseando-se na história cultural. Essas aritméticas foram editadas pela Igreja Evangélica Luterana do Brasil para suas escolas, no Rio Grande do Sul, na primeira metade do século XX. Na análise de seis aritméticas se observaram: ilustrações para construção intuitiva do conceito de número e estudo das frações, unidades do sistema de medidas, sistema monetário e operações comerciais; propostas para utilização de materiais concretos no estudo do sistema decimal, quatro operações com números naturais, frações, números decimais e unidades do sistema de medidas. Os autores usaram a estratégia de empregar recursos didáticos que faziam parte de diferentes contextos da realidade dos alunos das escolas paroquiais luteranas gaúchas do século passado, com a expectativa de que os mesmos se apropriassem dos conhecimentos matemáticos.

Biografia do Autor

Malcus Cassiano Kuhn, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - Campus Lajeado

Possui Graduação em Ciências - Licenciatura Plena em Matemática - pela Universidade Luterana do Brasil (2003). É Especialista em Pedagogia Gestora: Orientação, Supervisão e Administração Escolar pela Faculdade de Ciências Sociais (2006), Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil (2008) e Doutor em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil (2015). Atualmente é Pós-Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Luterana do Brasil e Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSul Câmpus Lajeado/RS.  Também é membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação Matemática e Interculturalidade - GEPHEMI.

Arno Bayer, Universidade Luterana do Brasil

. Possui graduação em Matemática pela Faculdade Porto Alegrense (1974). É Doutor em Educação pela Universidad Pontificia de Salamanca (1997). Atualmente é professor titular da Universidade Luterana do Brasil e professor orientador do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM - ULBRA) no Mestrado e Doutorado. Avaliador de Curso de Graduação e Avaliador Institucional do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. Também é Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação Matemática e Interculturalidade - GEPHEMI.

Downloads

Publicado

2017-11-24

Edição

Seção

Artigos