Metodologias interativas de ensino na formação de professores de física: um estudo de caso com o método instrução pelos colegas (Peer Instruction)

Maykon Gonçalves Müller, Ives Solano Araujo, Eliane Angela Veit

Resumo


O presente estudo de caso, conduzido com dois licenciandos em Física que aplicaram o método ativo de ensino Instrução pelos Colegas (IpC) nos seus estágios de docência, visa investigar conflitos e dificuldades experimentadas, vantagens e desvantagens percebidas e como influenciaram suas atitudes em relação ao IpC. Os principais conflitos e dificuldades enfrentados pelos graduandos relacionaram-se ao comportamento dos alunos durante as votações inerentes ao IpC e à escolha dos testes conceituais. As respostas dos estudantes aos testes conceituais não foram efetivamente usadas como feedback pelos estagiários. Quanto às vantagens apontadas pelos estagiários, destacam-se a discussão entre os estudantes sobre tópicos de Física e o engajamento desses em sua própria aprendizagem; em relação às desvantagens, a necessidade de tempo para o aluno refletir sobre os testes conceituais e a limitação do tempo de aula para resolução de problemas. Apesar dos conflitos vivenciados, os estagiários desenvolveram atitudes positivas em relação ao IpC.

Palavras-chave


Formação de professores; Instrução pelos colegas; Ensino de física

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DOI: https://doi.org/10.5007/1982-5153.2017v10n2p171

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Alexandria: R. Educ. Ci. Tec., Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. ISSN 1982-5153

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