Da saúde de ontem à saúde de hoje: a formação de professores desde a História Natural às Ciências Biológicas no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5007/1982-5153.2017v10n2p197Resumen
O presente artigo apresenta uma investigação histórica que lançou mão de documentos com diretrizes reguladoras das áreas da Saúde e Educação, documentos produzidos em conferências e estudos do campo de Educação em Saúde (ES) com a finalidade de argumentar a pertinência da questão da saúde na Formação de Professores (FP). Além de analisar se as diretrizes orientadoras para a FP se relacionam com as regulações da educação básica no que tange à saúde, visto que a saúde, desde o final do século XIX, é uma demanda real da educação básica a ser enfrentada pelos professores no cotidiano da docência. Centramos nossas reflexões na FP desde a História Natural às Ciências Biológicas, devido a sua importância para a questão da ES. O estudo indica que não havia diálogos entre as diretrizes curriculares da educação básica e a FP, apenas nos documentos mais atuais, após o ano 2000, encontrou-se alguma relação.Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os autores retêm os direitos autorais e direitos de publicação sobre suas obras, sem restrições.
Ao submeterem seus trabalhos, os autores concedem à Revista Alexandria o direito exclusivo de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International. Essa licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que seja dado o devido crédito de autoria e à publicação original neste periódico.
Os autores também têm permissão para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada do trabalho neste periódico (por exemplo: depositar em repositório institucional, disponibilizar em site pessoal, publicar traduções ou incluí-lo como capítulo de livro), desde que com reconhecimento da autoria e da publicação inicial na Revista Alexandria.
