Da saúde de ontem à saúde de hoje: a formação de professores desde a História Natural às Ciências Biológicas no Brasil

Autores

  • Luan Gustavo Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Tatiana Galieta Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2017v10n2p197

Resumo

O presente artigo apresenta uma investigação histórica que lançou mão de documentos com diretrizes reguladoras das áreas da Saúde e Educação, documentos produzidos em conferências e estudos do campo de Educação em Saúde (ES) com a finalidade de argumentar a pertinência da questão da saúde na Formação de Professores (FP). Além de analisar se as diretrizes orientadoras para a FP se relacionam com as regulações da educação básica no que tange à saúde, visto que a saúde, desde o final do século XIX, é uma demanda real da educação básica a ser enfrentada pelos professores no cotidiano da docência. Centramos nossas reflexões na FP desde a História Natural às Ciências Biológicas, devido a sua importância para a questão da ES. O estudo indica que não havia diálogos entre as diretrizes curriculares da educação básica e a FP, apenas nos documentos mais atuais, após o ano 2000, encontrou-se alguma relação.

Biografia do Autor

Luan Gustavo, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Graduado em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Mestre em Ensino de Biologia pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade (PPGEAS) da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP-UERJ). Atualmente é professor de Ciências da rede municipal de educação da cidade do Rio de Janeiro e na Educação de Jovens e Adultos da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio - Fiocruz.

Tatiana Galieta, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Graduada em Ciências Biológicas Licenciatura e Bacharelado em Genética pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Mestre em Educação em Ciências e Saúde pela UFRJ e Doutora em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora Adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atualmente é Coordenadora Adjunta e Docente permanente do Programa de Pós-Graduação Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade (PPGEAS), Faculdade de Formação de Professores, UERJ. Coordenadora do Subprojeto Biologia (FFP/UERJ) do PIBID/CAPES.

Downloads

Publicado

2017-11-24

Edição

Seção

Artigos