Contribuições das concepções de Jürgen Habermas para a construção de um dispositivo de análise das interações linguísticas voltado à pesquisa em ensino de ciências

João Ricardo Neves da Silva, Lizete Maria Orquiza de Carvalho

Resumo


Apresentamos aqui a proposta de um dispositivo de análise de manifestações linguísticas baseado nos aspectos reconstrutivos da filosofia habermasiana e na sua apropriação da teoria dos atos de fala de John Austin, visando compreender como o processo comunicativo entre professores influencia suas concepções acerca de sua prática docente. A relevância do trabalho consiste na percepção de que o nível pragmático da conversação não se deixa captar a partir das metodologias de análise comumente utilizadas na área de educação e ensino de ciências. As características dessa metodologia são discutidas a partir de dados referentes a um processo interativo entre professores de Física em um grupo de planejamento conjunto por docentes de um curso de licenciatura em física.

Palavras-chave


Dispositivo de análise; Teoria da ação comunicativa; Formação de professores de ciências

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DOI: http://dx.doi.org/10.5007/1982-5153.2017v10n2p239

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Alexandria: R. Educ. Ci. Tec., Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. ISSN 1982-5153

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